Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
12/01/2024 12h00min - Meio Ambiente
5 meses atrás

Estudo comprova que mais de 80% das espécies de árvores exclusivas da mata atlântica estão ameaçadas de extinção


Foto divulgação: SOS Mata Atlântica ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Um estudo publicado nesta quinta-feira (11), na revista Science mostra que 82% das mais de 2 mil espécies de árvores exclusivas da Mata Atlântica sofrem algum tipo de ameaça de extinção. Considerando as 4.950 espécies presentes no bioma, 65% correm risco de desaparecer. 

A pesquisa, liderada por cientistas brasileiros, utilizou mais de 3 milhões de registros de herbários e inventários florestais, sendo a primeira a avaliar todas as populações arbóreas desse ecossistema segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza, maior referência no assunto. 

Dados da pesquisa indicam que cinco espécies consideradas extintas na natureza foram redescobertas no estudo e treze espécies de árvores  exclusivas  da mata atlântica foram reclassificadas como provavelmente extintas.

A avaliação do grau de ameaça considerou critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, nasigla em inglês), referência global em espécies ameaçadas.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.