2 anos atrás
Estudo chama atenção para alimentação biodiversa. Você conhece?
Alimentos biodiversos são recursos alimentícios geralmente negligenciados ou que possuem uso restrito a certos grupos e contextos geográficos

O Brasil é um país com biodiversidade notável da fauna à flora. Mas, você já ouviu falar em alimentos biodiversos?
Alimentos biodiversos são recursos alimentícios geralmente negligenciados ou que possuem uso restrito a certos grupos e contextos geográficos. Essa classificação inclui plantas alimentícias não convencionais (Panc), carnes de caça e cogumelos comestíveis. Toda essa riqueza pode garantir a segurança e a qualidade da dieta do brasileiro.
Porém, na prática, não é isso que acontece. Um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com as universidades federais do Pará (UFPA), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Campina Grande (UFCG), da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE), se debruçou sobre o consumo desses alimentos pelos brasileiros e descobriu que apenas 1,3% da população de fato tem acesso a uma dieta biodiversa.
A pesquisa
O estudo analisou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre os hábitos alimentares de mais de 46 mil pessoas.
A pesquisa analisou a frequência de consumo e as variáveis socioeconômicas que levam a isso. Foram levados em conta todos os estados do Brasil e as diferenças regionais de nomeação dos alimentos.
Descoberta
Analisando os dados, os pesquisadores elaboraram uma lista com os alimentos biodiversos que mais foram mencionados no consumo dos brasileiros.O alimento que mais apareceu foi o pequi, citado 135 vezes, principalmente por goianos.Frutas como o jenipapo, babaçu e butiá foram mencionadas apenas uma vez, por moradores da Bahia, Maranhão e Paraná, respectivamente.Com a análise socioeconômica dos perfis, foi possível constatar que mulheres, principalmente não brancas, das regiões Norte e Nordeste e com menor renda per capita, são as que mais consomem as Plantas Alimentícias Não Convencionais.Em relação às carnes de caça, como jacaré, cotia e paca, homens negros e indígenas em situação de insegurança alimentas, na zona rural do Norte e Nordeste, são os que mais consomem.Já os cogumelos aparecem mais no perfil de mulheres brancas, de alta renda, das regiões Sul e Sudeste.Vale ressaltar que, mesmo que ocorra na prática, no Brasil a caça de animais silvestres é proibida, com exceção para a caça de subsistência (necessidade de alimentar a si mesmo ou à própria família) e para alguns casos autorizados pelos órgãos competentes.Alimentos negligenciadosA professora da FSP Aline de Carvalho cita a ausência de estudos sobre o consumo desses alimentos e diz que eles são negligenciados até por parte da população. Isso pode acontecer tanto pelo aspecto cultural do local quanto pela ausência do alimento no mercado.
O enfraquecimento da relação entre humano e natureza e o afastamento da diversidade dos centros urbanos também podem ser fatores para a falta de biodiversidade na alimentação dos brasileiros.
Além disso, a falta de consumo desses alimentos está associada ao aumento do consumo de ultraprocessados, de má qualidade alimentar..
Nós estamos perdendo nossa relação com a comida ao longo do tempo. É muito importante nos reconectarmos para assim termos uma alimentação mais saudável, com menos impactos ao meio ambiente.
Aline de Carvalho
Olhar Digital- Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi
Com informações de Jornal da USP
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.