4 meses atrás
Estudo aponta benefícios da substituição da manteiga por óleos vegetais na alimentação diária

Uma pesquisa conduzida por cientistas de Harvard, MIT e Mass General Brigham, envolvendo mais de 220.000 pessoas, sugere que substituir a manteiga por óleos vegetais é uma estratégia eficaz para aumentar a expectativa de vida.
Os resultados, baseados na análise de dados de três grandes estudos de saúde a longo prazo, revelam que o consumo de manteiga está associado a um aumento de 15% no risco de mortalidade. Por outro lado, o consumo de óleos vegetais, como azeite, canola e soja, reduz esse risco em 16%.
Além disso, a pesquisa demonstrou que substituir 10 gramas de manteiga por óleos vegetais diariamente poderia diminuir as mortes por câncer em 11% e as mortes por doenças cardiovasculares em 6%.
Óleos vegetais são ricos em ácidos graxos insaturados, benéficos para a saúde do coração, enquanto a manteiga contém ácidos graxos saturados, associados a doenças cardíacas e ao aumento do colesterol LDL. Este é o primeiro estudo a comparar diretamente os efeitos das diferentes fontes de gordura em uma amostra tão grande ao longo de um período extenso, oferecendo novas evidências sobre os benefícios das gorduras insaturadas.
A simples troca de manteiga por óleos vegetais, como o azeite, tem o potencial de prevenir um número significativo de mortes por doenças crônicas, contribuindo para melhorias na saúde pública.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.