Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
09/05/2024 19h00min - Geral
1 mês atrás

Estrutura no meio da Amazônia é mais alta que a Torre Eiffel

O Observatório de Torre Alta (ATTO) tem 325 metros de altura, enquanto o famoso ponto turístico da capital francesa tem 300 metros

Imagem: reprodução/Observatório da Torre Alta da Amazônia ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Uma enorme estrutura foi instalada em uma posição estratégica da floresta amazônica para ajudar os pesquisadores a entender melhor os diferentes ciclos da natureza. Com torres com 80 metros de altura, o observatório fica a 150 quilômetros de distância de Manaus, capital do Amazonas, e é maior do que a Torre Eiffel, em Paris.

Estudos sobre a Amazônia

No total, o Observatório de Torre Alta (ATTO) tem 325 metros de altura, enquanto o famoso ponto turístico da capital francesa tem 300 metros. A construção na região amazônica é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Max Planck Institute, da Alemanha.

O espaço de pesquisa conta com equipamentos de alta precisão, além de laboratórios e um grande acampamento. A estrutura fica numa área onde os impactos da atividade humana são mínimos. Isso foi pensado para que os dados coletados sejam os mais “puros”.

Diversas pesquisas sendo realizadas simultaneamente no local

O enorme complexo reúne dados sobre a concentração de gás carbônico e auxilia no entendimento de como se dá o fluxo de gases de efeito estufa na floresta. Até mesmo a formação de nuvens é observada no local, bem como as plantas e o papel de fungos e outros microrganismos na natureza.

A floresta amazônica abriga 40% da biomassa do planeta, o que também faz parte dos estudos realizados no local. Neste sentido, os pesquisadores querem avaliar a capacidade de resposta da floresta frente aos eventos extremos relacionados com as mudanças climáticas. 

Estrutura tem 325 metros de altura (Imagem: reprodução/Observatório da Torre Alta da Amazônia).



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.