Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
27/02/2024 20h00min - Geral
2 meses atrás

Este sapato impresso em 3D pode se moldar ao seu pé

Sapato impresso em 3D promete se adaptar a perda e ganho de peso, transpiração e até clima do local onde o usuário vive

Evolve AI (Imagem: Assa Ashuach/Reprodução) ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A indústria de caççados já é consolidada, mas não agrada todo mundo. Alguns pés são maiores, outros são menores, e a numeração nem sempre dá conta de tantas variações. Uma nova iniciativa quer acabar com isso: um sapato impresso em 3D que usa sensores para se adaptar aos pés dos usuários.

Por exemplo, se você ganhou ou perdeu peso, o calçado se ajusta para não gerar desconforto.

Calçado impresso em 3D

A invenção foi chamada de Evolve AI e, segundo o designer Assa Ashuach, o calçado pode estudar o usuário ao longo do tempo e se aprimorar sozinho.

Para isso, os calçados são equipados com uma placa de circuito impresso em 3D e sensores de coleta de dados. Segundo Ashuach, ao Euronews, o modelo avalia diversas informações como se a pisada do usuário está mais para dentro ou para fora, se o proprietário está ganhando ou perdendo peso, o quanto transpira e mais. Então, aprende o suficiente para se moldar aos pés do dono.

Além disso, ele também capta informações externas, como clima e terreno onde o usuário anda. Por exemplo, se um usuário mora em um local frio, o calçado e modifica para dar conta do aquecimento. Se o terreno for íngreme, o sapato também pode deixar a caminhada mais leve.

Quando será lançado

O projeto é financiado pela União Europeia e por uma colaboração de outras empresas. No momento, o Evolve AI está exposto no Museu do Futuro de Dubai, nos Emirados Árabes, mas a expectativa é que ele esteja na mão dos usuários dentro de três anos.

Antes disso, Ashuach estabelece duas etapas. Uma é a que ele chama de “primeira geração”, em que os sapatos coletam os dados dos usuários;Já a “segunda geração”, em que há dados suficientes armazenados no sistema em nuvem e já é possível imprimir os calçados;Segundo o designer, é preciso esperar cerca de um ano para que os dados possam captar as variações dos pés;No entanto, para isso, os proprietários do Evolve AI têm que concordar em ceder seus dados pessoais.Quanto custará o sapato impresso em 3D

A impressão em 3D está se popularizando em diversos setores, mas isso não significa que ficou mais barata. O designer estima que a versão mais barata dos sapatos deve custar cerca de 235 euros (cerca de R$ 1.270), enquanto uma versão premium pode chegar a 500 euros (cerca de R$ 2.700).

*Fonte: Olhar Digital

Sensores de monitoramento dentro do Evolve Ai (Imagem: Assa Ashuach/Reprodução)



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.