3 dias atrás
Estados Unidos confirmam decreto que taxa produtos do Brasil em 50%

Os Estados Unidos oficializaram nesta quarta-feira, 30, uma medida que impacta diretamente o comércio com o Brasil. O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou um decreto que eleva para 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, com algumas exceções. A decisão foi publicada no site da Casa Branca.
No documento, Trump afirma que a medida é uma resposta àquilo que considera perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. A Ordem Executiva aponta o que chama de “intimidação, censura e processos motivados politicamente” por parte do governo brasileiro, e classifica essas ações como violação dos direitos humanos, além de alegar que tais práticas estariam comprometendo o Estado de Direito no país.
Trump também criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acusando-o de agir de maneira “tirânica”, sobretudo em decisões que afetam empresas de tecnologia norte-americanas.
Apesar da elevação das tarifas, alguns produtos foram isentos da medida. Estão fora da nova taxa: aeronaves civis e peças de aviação, determinados veículos e autopeças, produtos de ferro, aço, alumínio e cobre, suco e polpa de laranja, petróleo e derivados, fertilizantes e minerais estratégicos.
A medida acende um novo alerta nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, além de gerar preocupação em setores exportadores do país.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.