Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
15/12/2023 14h00min - Ciência e Espaço
3 meses atrás

Estações Espacias comercias são o futuro da exploração espacial

A Estação Espacial Internacional encerrará suas atividades até o final da década, mas os EUA já estão preparando sua permanência no espaço

Estação Starlab (Credito: Divulgação) ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Estação Espacial Internacional irá encerrar suas atividades até o final da década, mas os Estados Unidos já estão garantindo a sua permanência constante no espaço financiando três estações comerciais. Agora, no final do ano, a Nasa anunciou que 2023 está sendo encerrado em alta, com várias etapas importantes de construção sendo concluídas. As três plataformas orbitais são:

A Estação Axiom, da Axiom Space; a Orbital Reef, da Blue Origin; e a Starlab, construída pelo Segmento de Exploração da Voyager Space.

Estação Axiom

A Estação Axiom está programada para lançar seu primeiro módulo, conhecido como Axiom Hab One, em 2026. Inicialmente ele será acoplado à Estação Espacial Internacional, depois disso, mais três módulos se juntarão a ele. Os módulos da Axiom Space permanecerão acoplados a ISS até o fim das operações da estação, depois irão se separar e tornar-se um destino comercial de voo livre.

Atualmente, as escotilhas do primeiro módulo da Estação Axiom estão sendo fabricadas e preparadas para passar por testes de pressão a fim de garantir uma vedação forte o suficiente para suportar o vácuo do espaço.

Estima-se que a revisão crítica do projeto deverá acontecer em 2024, quando a NASA irá avaliar o desenvolvimento do projeto e fornecer o feedback necessário para garantir operações seguras.

Reef Orbital

A construção da Reef Orbial pela Blue Origin se deu a partir de um Acordo de Lei Espacial em 2021. Recentemente ela contou com testes em seus futuros sistemas de janelas e contou com uma demonstração estrutural.

O núcleo dessa estação espacial contará com múltiplas janelas, onde cada uma terá duas vezes o tamanho do para-brisa de um carro. Nos testes, a Blue Origin verificou o conceito de design da estrutura de integração da janela e seu desempenho em relação às pressões e temperaturas às quais ela poderá ser exposta em órbita.

Estação Starlab

A construção da Starlab também está se deu por um Acordo de Lei Espacial de 2021. Recentemente o Segmento de Exploração da Voyager Space anunciou uma pareceria com a Airbus e a Northrop Grumman, e realizou três grandes conquistas.

A revisão da definição dos sistemas da estação espacial;

Demonstração das tecnologias de comunicação a laser, que será utilizada na Starlab;

Demonstração de um sistema alternativo de processamento e reciclagem da urina dos tripulantes.

A NASA tem trabalhado em estreita colaboração com essas empresas para o desenvolvimento das estações espaciais, que garantirão a permanência estadunidense na órbita baixa da Terra.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.