Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/03/2024 11h30min - Geral
1 mês atrás

Espécies de baunilhas nativas do Brasil podem ter enorme potencial

Pesquisadores cruzam o Brasil para coletar amostras de baunilhas

Pixabay ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A equipe da Embrapa percorreu mais de 10 mil quilômetros por estradas que atravessam o Cerrado, a Mata Atlântica e a Amazônia em busca de espécies de baunilhas brasileiras. O resultado foi a coleta de 19 espécies e a incorporação de 60 exemplares ao Banco de Germoplasma de Baunilha da Embrapa, iniciado em julho de 2022, em Brasília (DF). Após três expedições, na Bahia, Mato Grosso e Pará, a coleção passou de cerca de 70 para 130 exemplares de espécies aromáticas, conforme informações divulgadas pela Embrapa.

Na última viagem, que teve o Pará como destino, 16 espécies foram trazidas para Brasília. Algumas foram coletadas em seu habitat natural, nos municípios de Belém, Cametá e Tomé-Açu e arredores, enquanto outras foram fornecidas por orquidófilos locais. "Isso corresponde a cerca de 30% das espécies que ocorrem no Brasil", explicou o pesquisador da Embrapa Cerrados (DF), Fernando Rocha, responsável pela atividade.

Roberto Vieira, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e coordenador do projeto, ressaltou que a coleção permitirá a identificação de plantas com potencial agronômico para subsidiar a domesticação da baunilha no Brasil, além de auxiliar na preservação dessas espécies.

Apesar da tradição reduzida no cultivo de baunilha no Brasil, o país possui uma ampla diversidade de espécies nativas. Luciano Bianchetti, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, destacou o potencial das baunilhas brasileiras para gerar renda e expandir seu uso na gastronomia, turismo gastronômico e diversificação produtiva. “A baunilha brasileira tem potencial para gerar renda para pequenos produtores. Temos uma perspectiva de que ela possa ter seu uso ampliado na gastronomia e em outras áreas, podendo ser associada ao turismo gastronômico e ainda à diversificação produtiva, junto a outros produtos do Cerrado”, afirma o também pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luciano Bianchetti. Empresas e cientistas já estão em contato com a equipe, interessados no potencial das espécies brasileiras.

A baunilha, uma planta trepadeira da família das orquídeas, é conhecida por produzir a fava, uma das especiarias mais valorizadas do mundo, utilizada na indústria alimentícia e de cosméticos. A demanda por produtos com baunilha de origem natural tem crescido nos mercados nacional e internacional. As espécies brasileiras, com suas características únicas, têm potencial para conquistar importantes mercados, como o da alta gastronomia.

A identificação das espécies de baunilha não é uma tarefa simples e depende da análise de suas flores, o que pode levar até três anos para ser confirmado. A pesquisadora da Embrapa Marília Pappas destaca o uso de ferramentas genômicas para facilitar e acelerar essa atividade, garantindo um backup genético das plantas no Banco de DNA Vegetal da Embrapa.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.