Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/06/2023 18h00min - Agricultura
9 meses atrás

Especialistas debatem estratégias sustentáveis para controle de pragas e doenças no canavial


Foto divulgação: Embrapa ► 
Fonte: Fonte Embrapa



O 2º Seminário CanaMS reuniu especialistas do setor sucroenergético para discutir estratégias avançadas de manejo de pragas na cultura da cana-de-açúcar. 

O evento aconteceu na Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS, e contou com a presença de renomados profissionais e pesquisadores que abordaram temas relacionados a pragas e doenças nos canaviais.

 

A programação teve início às 8h, com um momento de boas-vindas, seguida de uma série de palestras e painéis ao longo do dia. O pesquisador da Embrapa Agroenergia, Rossano Gambetta, apresentou palestra intitulada “Agro e biocombustíveis: do etanol ao hidrogênio verde”. 

 

Marianne Araújo Soares, pesquisadora da Embrapa Agroenergia, apresentou a tecnologia BT para o manejo de pragas na cana-de-açúcar. Sua expertise no assunto contribuiu para a compreensão dos participantes sobre as aplicações dessa tecnologia no controle eficiente de pragas.

 

Rose Monnerat, representante da Solubio, abordou o tema dos bioinsumos na cultura da cana-de-açúcar. Sua palestra trouxe informações atualizadas sobre o uso desses insumos como alternativa sustentável para o controle de pragas e doenças na cultura.

Com o tema sobre novas tecnologias disponíveis para o manejo biológico de pragas, Samir Oliveira Kassab, da área de ciências biológicas, falou sobre as vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas. Entre as desvantagens, ele listou o espectro de ação dos produtos de controle biológico, que é mais lento, e o armazenamento que, dependendo do produto, principalmente on farm, tem prazo menor de prateleira. Entre as vantagens, ele pontuou que os produtos de controle biológicos são extremamente específicos e seletivos, fácil multiplicação, produção e dispersão e efeito residual maior

O gerente de fitotecnia de uma usina, Thiago de Paula e Silva, falou sobre as estratégias sustentáveis para o controle de pragas: qualidade operacional, proteção de plantas, manejo de variedades, nutrição fisiológica e maturação; e manejo de água.

Diego Marsão, engenheiro agrônomo da Union Agro, falou sobre nutrição especial para mitigar as ações de pragas e doenças do canavial. Segundo Marsão, para a cana-de-açúcar, há poucos trabalhos de nutrição com sanidade, mas “é muito importante para que a planta se desenvolva a pleno vigor. Assim, ela responde mais rápido ao ataque de fungos, patógenos, insetos, tendo resposta melhor para superar a doença.

Campanha do Agasalho – Durante à tarde, foi realizada a Campanha do Agasalho para a população de Dourados, em que a Embrapa Agropecuária Oeste é apoiadora. Os participantes foram convidados a fazerem doações para os necessitados neste período de frio.

O seminário foi transmitido ao vivo pelo Youtube, no Canal da Embrapa, no link:  https://www.youtube.com/live/NGakN_avXvI

 



•  

Embrapa
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.