Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
07/05/2025 19h30min - Ciência e Espaço
2 dias atrás

Espaçonave Japonesa Resilience entra em órbita e se prepara para pouso histórico em junho!


Crédito: ispace ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A espaçonave Resilience, da empresa japonesa ispace, entrou em órbita ao redor da Lua nesta terça-feira ( 6 ). O objetivo é realizar um pouso lunar em 5 de junho, o que marcaria um avanço significativo na participação privada do Japão na exploração espacial. Se bem-sucedida, será a segunda espaçonave comercial japonesa a pousar na Lua.

O fundador da ispace, Takeshi Hakamada, afirmou que a equipe está satisfeita com o progresso e seguirá com operações cautelosas para garantir um pouso seguro. O Resilience foi lançado em 15 de janeiro por um foguete Falcon 9, da SpaceX, em um voo compartilhado com a missão Blue Ghost, da Firefly Aerospace, que pousou na Lua em 2 de março.

O Blue Ghost tornou-se a segunda espaçonave privada a pousar suavemente na Lua, após o Odysseus, da Intuitive Machines, em 2024. Enquanto o Blue Ghost seguiu uma rota direta, o módulo japonês optou por um percurso mais longo, de menor gasto energético, incluindo um sobrevoo próximo à Lua em 14 de fevereiro.

O Resilience pretende pousar no Mare Frigoris, uma região de lava no norte da Lua. Caso o feito seja bem-sucedido, será o segundo pouso lunar do Japão, após o módulo SLIM em janeiro de 2024. A espaçonave carrega cinco experimentos, incluindo o robô Tenacious, que coletará amostras lunares para a NASA, além de uma obra de arte chamada Moonhouse, do artista sueco Mikael Genberg.

Esta é a segunda tentativa de pouso da ispace. A primeira missão, em 2023, entrou em órbita, mas falhou ao pousar em abril. Com essa iniciativa, a empresa visa abrir caminho para futuras explorações e uso de recursos na Lua. 



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.