Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/05/2024 11h20min - Ciência e Espaço
3 meses atrás

Espaçonave chinesa Chang’e-6 entra em órbita lunar após frenagem perto da Lua


 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A sonda Chang’e-6 da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) entrou com sucesso em órbita circumlunar nesta quarta-feira ( 8 ), após realizar uma frenagem perto da Lua. Lançada em 3 de maio, às 6h27 no horário de Brasília (17h27 em Pequim), a espaçonave, pesando 8,2 toneladas, carrega quatro componentes: um orbitador, um módulo de pouso, um ascendente e um módulo de reentrada. Seu objetivo é coletar amostras do lado oculto da Lua, uma região pouco explorada, em uma missão inédita para qualquer país.

Após o lançamento bem-sucedido, a sonda Chang’e-6 entrou em sua órbita planejada de transferência Terra-Lua, alcançando uma altitude de perigeu de 200 quilômetros e uma altitude de apogeu de cerca de 380 mil quilômetros, de acordo com a CNSA. Wu Weiren, cientista da Academia Chinesa de Engenharia, ressaltou a relevância dessa missão para compreender o lado oculto da Lua, fornecendo aos cientistas evidências diretas sobre seu ambiente e composição material.

O próximo passo da missão envolve um pouso suave na superfície lunar, onde um braço robótico será estendido para coletar rochas e solo. Além disso, observadores notaram a presença de um rover amarrado ao módulo de pouso, cujo propósito ainda não foi revelado. Equipado com um espectrômetro de imagem infravermelha, esse rover despertou interesse pela possibilidade de novas descobertas científicas.

A missão Chang’e-6 está programada para durar cerca de 53 dias, com as amostras coletadas sendo trazidas para a Terra e pousando na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China. Este é mais um marco significativo na exploração espacial, com a China consolidando sua posição como uma potência crescente nesse campo.

fonte informações : Olhar Digital



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.