12h atrás
Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue
Agência Brasil
A partir desta segunda-feira (9), profissionais da atenção primária que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS) começam a receber a nova vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan.
O imunizante, aprovado pela Anvisa no início de dezembro, é o primeiro do mundo contra a dengue aplicado em dose única e foi desenvolvido para pessoas de 12 a 59 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação vai atender todas as equipes das unidades básicas, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e outros profissionais cadastrados no SUS.
Em cerimônia realizada em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitaram o Centro de Produção de Vacinas contra a Dengue do Instituto Butantan.
Para garantir a imunização dos trabalhadores em todo o país, o ministério informou que comprou 3,9 milhões de doses da nova vacina.
A Butantan-DV usa a tecnologia de vírus vivo atenuado, a mesma já aplicada em vacinas conhecidas no Brasil, como as da febre amarela, da poliomielite e da tríplice viral.
De acordo com a Anvisa, a vacina apresentou eficácia de 74,7% contra a dengue com sintomas e proteção de 89% contra casos graves e com sinais de alerta da doença.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

