Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
21/05/2024 08h30min - Mato Grosso do Sul
4 semanas atrás

Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal


 ► 
Fonte: Fonte Governo Mato Grosso do Sul/Secom



Em Natal (RN), enxadristas do projeto Xadrez do Futuro, Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), vinculado à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), disputaram o campeonato de xadrez do Fenac (Festival Nacional da Criança) e Fenaj (Festival Nacional da Juventude e Juvenil). Ao todo, a competição reuniu mais de 300 participantes, representando 22 estados das quatro regiões do país.  A disputa contou com enxadristas de seis a 20 anos.

O campeonato brasileiro de base é dividido em dois: o Fenac, que abrange as categorias sub-6, sub-8, sub-10 e sub-12, e o Fenaj, que vai do sub-14 ao sub-20. 

Os ritmos disputados foram blitz, rápido e clássico (pensado). Com 314 inscritos no geral, a delegação sul-mato-grossense foi a sétima maior, com 15 atletas. 

Os três melhores atletas de cada categoria vão garantir classificação para o Festival Pan-Americano, nos dias 14 a 20 de julho, em Orlando, nos Estados Unidos. No campeonato Sul-Americano de 1º a 13 de dezembro no Uruguaie para as duas etapas do Mundial, a primeira em Florianópolis, e a segunda na Itália, nos meses de outubro e novembro. 

No sub-16 absoluto, Arthur Neres, atleta do projeto Xadrez do Futuro terminou em quinto lugar e Jamilly Maciel teve destaque, conquistando medalha de prata, ambos no ritmo blitz. A atleta Mariana Yassuda vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Mundial, após ser campeã do ritmo clássico. Com a conquista, a sul-mato-grossense ainda assegurou o título de Mestre Nacional (MN), além de vaga para o Pan-Americano e Mundial.



•  

Governo Mato Grosso do Sul/Secom
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.