Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/12/2023 12h00min - Economia
6 meses atrás

Entidades lançam nesta quarta-feira ( 6 ) movimento contra taxa de rede na internet


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta quarta-feira ( 6 ), diversas associações e empresas de setores como tecnologia, comunicação e entretenimento lançaram a "Aliança pela Internet Aberta", um movimento que se opõe à possível implementação de uma taxa de rede destinada a subsidiar parte dos custos da infraestrutura da internet.

A proposta dessa taxa é advogada por algumas operadoras de telecomunicações e teria como objetivo transferir os custos para provedores de conteúdo e aplicações. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está avaliando a ideia e planeja uma nova consulta pública sobre o assunto.

Segundo a Aliança, a sugestão de uma taxa adicional para o uso da rede "carece de fundamentação e tem o potencial de impactar negativamente todo o ecossistema digital, além de colocar em perigo a internet aberta no Brasil".

O movimento contrário à taxação destaca um dos riscos, que é a possibilidade das operadoras de telecomunicações cobrarem uma remuneração adicional por qualquer serviço que gere tráfego de dados na internet.

Para exemplificar os setores que poderiam ser afetados pela taxação, a Aliança menciona:

Computação em nuvem;

Serviço de streaming;

Educação a distância;

Saúde digital e telemedicina; e

Inteligência artificial.

O movimento justifica que, em um cenário assim, toda a economia digital, especialmente os consumidores, sofreria com os efeitos de uma internet segmentada em classes, mais dispendiosa e de qualidade inferior. Isso ocorreria porque os recursos destinados à inovação para os brasileiros seriam desviados para o pagamento da taxa.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.