Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
24/08/2023 17h00min - Agricultura
7 meses atrás

Entenda o papel das abelhas para produção de frutos de maçã

O que nem todos sabem é que os polinizadores têm papel vital na qualidade e na quantidade de produção dessa fruta tão apreciada

Pixabay ► 
Fonte: Fonte Agrolink



A maçã é uma das frutas mais populares e amplamente consumidas em todo o mundo. Seu sabor único, textura crocante e valor nutricional a tornam uma escolha saudável e deliciosa. O que nem todos sabem é que os polinizadores têm papel vital na qualidade e na quantidade de produção dessa fruta tão apreciada.

De acordo com Gabriella Botelho, engenheira agrônoma, mestre Fitotecnia. Consultora de Stewardship da IHARA, a maça é uma dessas culturas que se beneficia da ação das abelhas na polinização cruzada, uma vez que as flores da macieira são auto incompatíveis. Desta forma, para que a produção de frutos seja viável, é importante a utilização de cultivares de macieiras chamadas de “polinizadoras”, as quais fornecem pólen em abundância e, assim, garantem a presença de agentes que farão a transferência destes grãos de pólen, fecundação das flores e produção de maçãs.

A agrônoma salienta que, a polinização cruzada (que ocorre quando o pólen de uma variedade de maçã é transferido para outra) resulta em frutos de melhor qualidade. A presença de diferentes genótipos aumenta a diversidade genética, o que contribui para a resistência a doenças, características de sabor e textura aprimoradas.

Há uma enorme diversidade de abelhas que prestam serviço de polinização para cultura da maçã, dentre elas algumas abelhas solitárias e abelhas que nidificam o solo como a Mamangava-de solo (gênero Bombus). No entanto, as abelhas Apis mellifera (abelha melífera) e Melipona quadrifasciata (mandaçaia) são consideradas as de maior potencial para a cultura no Brasil, pois ocorrem nas principais regiões produtoras e, além disso, possuem características anatômicas que conferem mais eficiência à coleta do pólen.

A eficácia de espécies diferentes de abelhas como polinizadores varia de acordo com a cultivar da macieira, em virtude das variações na morfologia das flores. A maioria dos pomicultores da região Sul do País utilizam o serviço de polinização comercial com Apis melífera, para aumentar a produtividade e sobretudo a qualidade dos frutos.

Gabriela alerta ressalta que, os estudos sobre a ação das abelhas no meio ambiente evidenciam ainda a extraordinária contribuição desses insetos na preservação e manutenção da variabilidade genética das espécies vegetais. A grande contribuição das abelhas para a cultura da maçã – e de praticamente todos os demais cultivos agrícolas – evidência a importância da adoção de práticas amigáveis para manutenção das populações desses insetos no entorno dos pomares como:

-Preservação da diversidade de plantas para que haja presença de flores durante todo;-Manutenção de troncos em decomposição para a nidificação (construção de ninhos) de abelhas solitárias;-Práticas de conservação dos solos (para abelhas que constroem ninhos no solo);-Evitar a aplicação de defensivos agrícolas nos períodos de atividades de polinizadores e sempre seguir as recomendações do receituário agronômico e da bula do produto, seguindo as boas práticas de tecnologia de aplicação recomendadas para evitar deriva.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.