Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
20/12/2023 15h00min - Tecnologia
3 meses atrás

Enorme guarda-sol planetário pode ser a solução para o aquecimento global!

Pesquisadores do Planetary Sunshade Foundation defendem que ideia deve ser adotada junto com a redução dos gases do efeito estufa

Imagem: Ilustração da Planetary Sunshade Foundation ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Às vezes, a solução dos problemas mais complexos passa pelas coisas mais simples.

Cientistas da Planetary Sunshde Foundation formaram um grupo de trabalho para estudar e promover a ideia de colocarmos um guarda-sol espacial para ajudar a combater as mudanças climáticas. Os pesquisadores afirmam que a missão é possível já com a tecnologia que temos hoje. Segundo eles, seria utilizado o sistema de velas solares da NASA, a Agência Espacial americana.

A megaestrutura seria montada aqui na Terra e lançada ao espaço. O restante teria de ser ajustado em órbita. O guarda-sol seria instalado no ponto Sol-Terra Lagrange-1.

Uma vez instalado, segundo os cientistas, ele poderá refletir a luz solar, diminuindo a intensidade da radiação a que somos expostos.

Três pilares contra o aquecimento global

Para Morgan Goodwin, diretor-executivo da Planetary Sunshade Foundation, o combate ao aquecimento global  deve se apoiar em um tripé: redução das emissões dos gases do efeito estufa; remoção de dióxido de carbono; e controle da radiação solar – o guarda-sol entra neste último tópico.

“Para evitar os piores impactos das alterações climáticas, o mundo deveria eliminar rapidamente a utilização de combustíveis fósseis, remover gigatoneladas de carbono da atmosfera e limitar a radiação solar que chega”, afirmou em entrevista ao site Space.com.

“Nossa sobrevivência como civilização depende de nossa capacidade de mudar de forma sábia e intencional a forma como interagimos com nosso planeta”, completou.

Goodwin destaca que os líderes globais até discutem a redução da emissão dos gases, mas trabalham com prazos muito longos. Além disso, segundo ele, mesmo que as estratégias de descarbonização deem certo, a planeta corre o risco de ficar inabitável, se a questão da radiação solar não for resolvida.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.