Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/07/2023 11h00min - Mato Grosso do Sul
8 meses atrás

Energisa identifica mais de 4.700 furtos de energia elétrica em 2023


Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Nesta segunda-feria ( 24 ), a empresa Energisa divulgou o balanço que identificou 4.700 casos de furtos de energia elétrica, também conhecidos como "gatos da luz", ocorridos entre janeiro e junho deste ano.

Essa prática resultou em um prejuízo de 20 milhões de reais em arrecadação para os cofres públicos.  Os registros apontam o equivalente a 14 GWh de energia, o que seria suficiente para abastecer 93 mil residências.

 A concessionária informou que sua rede de energia funciona em um sistema de condomínio, o que significa que quando ocorrem furtos, os demais moradores acabam pagando por essa elevação no consumo, já que os valores são divididos entre os consumidores.

O coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz Rudis, destacou que somente no primeiro semestre de 2023, os prejuízos aos cofres públicos totalizam 20 milhões de reais em tributos não arrecadados, que poderiam ter sido investidos em segurança, saúde e educação para a população. Ele também ressaltou que em 2022, os prejuízos alcançaram 35 milhões de reais.

Para combater o desvio de energia elétrica, a Energisa utiliza um sistema de inteligência capaz de identificar possíveis irregularidades nos padrões de consumo; através dessa inteligência, são realizadas inspeções nas unidades consumidoras.

Segundo a empresa somente no primeiro semestre deste ano, já foram realizadas mais de 30 mil inspeções para esse fim.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.