Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
10/11/2023 17h30min - Dourados
4 meses atrás

Encontro regional em Dourados marca Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

Profissionais de várias cidades da Grande Dourados se reuniram para capacitação e troca de informações

Foto: Divulgação/Sems ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A Prefeitura de Dourados realizou, nesta quinta-feira ( 9 ), um evento com palestras de capacitação aos dentistas da Rede Municipal de Saúde com profissionais de toda região. Além dos douradenses, foram convidados ainda profissionais das cidades de Itaporã, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Caarapã, entre outras. 

O objetivo do encontro é informar os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o câncer de boca, seus fatores de risco e a importância da prevenção. As palestras buscam ofertar aos cirurgiões-dentistas da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) conteúdos voltados a capacitação no diagnóstico precoce, referência e contrarreferência dos casos, noções do tratamento oncológico, compreensão de toda linha de cuidado do paciente oncológico de câncer bucal, assim como a proservação clínica pós-cirúrgica.

A palestra principal foi proferida pela doutora Danielle Startari e da mesa redonda com o tema “Detecção Precoce e Tratamento Avançado do Câncer de Boca: Estratégias para um Futuro Mais Saudável”. Para discussão do tema, a mesa foi formada, além da dra. Daniele, pelas doutoras Jaqueline Santos Almeida, Márcia Gorishi, Juliana Frigeri, Silvania da Silva Silvestre Cabral, e os doutores Luis Augusto Cassettari e Gabriel Côrrea da Costa.

Diagnóstico Precoce

De acordo com o gerente do Núcleo de Saúde Bucal, Sérgio Roas, a capacitação busca atualizar os profissionais sobre a epidemiologia do câncer de boca, trazendo algumas novidades acerca do diagnóstico de prevenção e do tratamento da doença. “Estamos reforçando conhecimentos anteriores e sensibilizando os profissionais sobre a necessidade de se rastrear e se observar com atenção o diagnóstico dessas situações na população para que se tenha uma melhora no diagnóstico”, afirma. 

Segundo ele, a partir do momento que se tem profissionais mais aptos ao diagnóstico precoce, mais sensibilizados e mais instrumentalizados acerca da realização de ações educativas de prevenção, melhores as chances do tratamento. “Quando você tem um diagnóstico mais tardio o tratamento fica mais difícil. Com o diagnóstico precoce o sucesso do tratamento é maior para o paciente. Enfim, quando você tem profissionais mais capacitados e sensibilizados para sempre buscar rastrear os casos que tenham na sua área os pacientes que passam por seus cuidados você tem o melhor prognóstico do tratamento e da cura e com isso a gente vai ter menos complicações do tratamento”, completou.

Na realização das palestras inseridas na Semana Nacional e Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Boca, a Prefeitura de Dourados contou com o apoio do SUS, do Brasil Sorridente, do CRO/MS, do Sicredi, do presidente da Câmara de vereadores de Dourados, Laudir Munaretto.

Saiba Mais

O câncer de boca é uma condição de saúde grave que afeta a cavidade oral, incluindo lábios, língua, gengivas, palato e mucosa bucal. Esta enfermidade, muitas vezes, negligenciada em seu estágio inicial, possui um impacto significativo na qualidade de vida dos afetados e por isso é fundamental compreender esse problema de saúde e adotar medidas efetivas de prevenção.

Esse é um dos tipos de câncer mais detectados em todo o mundo e está ligado a diversos fatores de risco, como o consumo excessivo de tabaco e álcool, exposição ao sol sem proteção labial adequada, dieta pobre em nutrientes e infecção por HPV (Papilomavírus Humano). No entanto, é uma condição que pode ser evitada e tratada eficazmente se detectada precocemente. Por isso é fundamental a prevenção e a educação na luta contra essa doença.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.