um ano atrás
Empresas de internet podem precisar pagar direitos autorais a artistas
Proposta analisada no Congresso Nacional prevê remuneração a artistas por uso de suas obras em plataformas digitais
Um projeto de lei está sendo discutido no Congresso Nacional para atualizar a lei de direitos autorais. Uma das propostas é que artistas sejam remunerados por obras veiculadas em redes sociais e plataformas de streaming.
A proposta se aplica apenas a plataformas com mais de 2 milhões de usuários, e o detentor dos direitos autorais poderá notificar provedores de internet para exigir o pagamento ou a remoção do conteúdo.
Uma das principais demandas dos artistas é de que a proposta também contemple obras já realizadas ou que ainda são comercialmente exploradas em plataformas digitais. Esse ponto fez com que o projeto, que deveria ter sido votado na semana passada, fosse adiado — não há uma nova previsão para quando isso deve ocorrer.
Empresas de internet são contra o projeto, alegando insegurança jurídica e inconsistências na estrutura dos direitos autorais no país.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.