10h atrás
Empresários de pequenos negócios estão preocupados com a proposta que prevê o fim da escala de trabalho seis por um no Brasil.
Empresários de pequenos negócios estão preocupados com a proposta que prevê o fim da escala de trabalho seis por um no Brasil.
A mudança está em discussão na Câmara dos Deputados e propõe reduzir a jornada semanal de 44 para 36 horas, sem redução de salário, com quatro dias de trabalho e três de folga.
Segundo a Confederação das Associações Comerciais do Brasil, a medida pode aumentar bastante os custos das empresas, que teriam de criar novos turnos e contratar mais funcionários. Com isso, crescem as despesas com salários e encargos como INSS, FGTS, férias e décimo terceiro.
Os empresários alertam que esse aumento pode ser repassado aos preços de produtos e serviços, além de causar redução no horário de funcionamento, dificuldade para cumprir prazos e até demissões, informalidade e fechamento de pequenos negócios.
Um estudo da Fecomércio de São Paulo aponta que a proposta pode elevar o custo do trabalho em quase 40%, atingindo principalmente setores como agricultura, construção civil e comércio, onde a mão de obra é essencial.
Para as entidades, antes de reduzir a jornada, o Brasil precisa investir em qualificação profissional, educação, infraestrutura e tecnologia, para aumentar a produtividade. Sem isso, avaliam que a mudança pode reduzir a competitividade do país e trazer prejuízos para empresas, trabalhadores e consumidores.
*Fonte: Brasil 61
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

