Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
11/09/2023 16h00min - Geral
6 meses atrás

Drex: especialistas apontam vantagens e desafios do real digital


Foto reprodução: Brasil 61 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Drex é uma versão digital do real que pode facilitar o acesso ao crédito e a realização de transações, como a compra de um veículo ou imóvel. 

O valor e o controle serão os mesmos do real, mas a tecnologia por trás do Drex vai simplificar, agilizar e baratear operações que fazem parte do dia a dia dos cidadãos. Porém, especialistas alertam para a centralização completa das informações financeiras dos cidadãos em uma única instituição, o que pode dar ao Estado maior controle sobre a vida das pessoas.

Segundo o especialista, a confiabilidade do Drex será fundamental para que o real digital caia no gosto da população assim como o Pix. "Se tiver qualquer dúvida em relação a isso, as pessoas não vão aderir", completa. 

Drex x Pix

Mas se já existe o Pix, para que o Drex? A dúvida é comum. Segundo o próprio Banco Central, o Pix é um meio de pagamentos e transferências instantâneas. Ele continuará existindo após o real digital entrar em vigor.

O Drex, por sua vez, é a própria moeda brasileira, só que em formato digital. A ideia é que o real digital vá além das transações que podem ser feitas com dinheiro em espécie ou por meio da internet, facilitando, por exemplo, operações por meio dos smart contracts (contratos inteligentes). Toda vez que o cidadão precisar condicionar uma operação, ele usará a moeda digital. 

Assim, na compra e venda de um imóvel, por exemplo, garante-se que a transferência da propriedade do bem vai ocorrer ao mesmo tempo em que o dinheiro é depositado. 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.