Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
02/09/2025 17h30min - Dourados
2 semanas atrás

Dourados pode receber centro integrado de inteligência para atender fronteira


Crédito divulgação: MPMS ► 
Fonte: Fonte Dourados News



O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, anunciou a intenção de criar um Centro Integrado de Inteligência, Segurança Pública e Proteção Ambiental (Cispa) em Mato Grosso do Sul. A declaração foi feita durante sua participação por videoconferência no evento “Diálogos de Segurança e Inteligência”, realizado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em Dourados, na última quinta-feira (28).

Segundo o secretário, o modelo do Cispa já está em operação em Foz do Iguaçu (PR), com a transformação do antigo Ciof (Centro Integrado de Operações de Fronteira), instalado há 16 anos. Daqui a 40 dias, informou, estrutura semelhante será inaugurada em Cruzeiro do Sul (AC), na fronteira com o Peru.

A iniciativa integra, de forma horizontal, as ações de inteligência e segurança pública de diferentes órgãos, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e o próprio Ministério Público.

Sarrubbo destacou que a fronteira que passa por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com Bolívia e Paraguai, é maior do que a fronteira dos Estados Unidos com o México. Ressaltou a complexidade e a importância de uma atuação conjunta e estratégica, afirmando que "os Estados Unidos não conseguiram, até hoje, com todo o investimento e com toda a tecnologia, resolver essa questão. Isso mostra o tamanho do desafio, isso mostra o acerto que é este encontro".

O evento reuniu membros do MPMS e integrantes das forças de segurança para debater o combate à criminalidade na fronteira.

O objetivo foi discutir estratégias conjuntas e integradas para enfrentar os desafios do crime organizado, do narcotráfico e de outros ilícitos que se aproveitam da vasta extensão territorial de fronteira do Estado.



•