Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/01/2024 17h30min - Dourados
2 meses atrás

Dourados ganha destaque em ranking da Revista Exame para negócios do Agro

Município saiu da 69° posição em 2022 para o oitavo lugar na atual publicação

(Foto: Arquivo Assecom ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



A revista Exame publicou um ranking realizado pela Urban Systems, das melhores cidades para se fazer negócios e Dourados ficou em 8º lugar em 2023 na categoria Agro. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas. Em  2022 o município ocupou o 69º lugar.

Para o prefeito Alan Guedes, é um salto enorme que mostra como Dourados tem se desenvolvido. “Da porteira pra dentro, quem toca são os produtores, e cabe ao poder público criar boas condições e um cenário adequado para os produtores. Nosso papel é fomentar as atividades agrícolas e oferecer oportunidades para a principal vocação da cidade que é o agronegócio”, afirma.

Dados oficiais do PIB de Dourados de 2020 apontam que o setor agropecuário movimenta pelo menos R$ 1 bilhão anualmente. Um número alto, porém, não tão preciso se considerado todas as vertentes do agro na região, que tornam o número muito maior e mais expressivo.

Dourados é produtor de uma diversidade de produtos agrícolas, desde a agricultura familiar até os grandes produtores de grãos e, segundo o Prefeito, “A gestão tem a convicção que é de suma importância favorecer ao trabalhador e ao empregador do campo de forma a facilitar a assistência no cultivo e da exploração do setor”, pontua Alan.

Atualmente a Prefeitura de Dourados oferece patrulha agrícola, com tratores e implementos, patrolamento e abertura de estradas para escoar a produção agrícola, capacitação, doação de peixes e rações para os pequenos produtores, cursos de capacitações e muitos outros benefícios essenciais para a produção rural.

O PDE (Programa de Desenvolvimento Econômico de Dourados) oferece incentivos de doação de área nos polos industriais, isenção do ISSQN sobre a obra e isenção do IPTU por até quatro exercícios, para instalação de empresas em geral, seja ligada ao agronegócio ou não, no Município de Dourados.

“Temos um time que acompanha de perto todo processo de instalação e com a missão de diminuir a burocracia que, muitas vezes, é inerente ao poder público. A prefeitura está aqui para ajudar, fomentar e incentivar essa força econômica”, finaliza o prefeito.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.