7 meses atrás
Douradenses celebram o Dia Mundial do Rock
O rock and roll, gênero musical criado na década de 1950 e caracterizado por protestos contra sistemas políticos e críticas sociais, também pode ajudar pessoas em tratamentos dentro e fora do ambiente hospitalar, de acordo com profissionais que apreciam o estilo.
Neste sábado (13), quando se comemora o 'Dia Mundial do Rock', dois funcionários do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) compartilharam como a música influencia seu ambiente diário e o dos pacientes.
O médico intensivista Hermeto Macario Amin Paschoalick, atual superintendente da unidade de saúde, foi baterista da banda douradense de hardcore ‘Cueio Limão’, que teve sucesso nacional no início dos anos 2000.
Ele destacou que a diversidade do rock pode ser benéfica em vários aspectos, especialmente para reflexões.
"Ouvir música contribui para a manutenção da saúde mental. Reservar um tempo para ouvir a música que você gosta é uma forma de reorganizar seus pensamentos, sua rotina e suas reflexões, evitando o esgotamento", disse ele, apontando para os benefícios na Medicina.
Thiago Pauluzi Justino, psiquiatra e gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, é colega de banda de Hermeto na 'Sinapse Nervosa'.
Segundo ele, o rock proporciona emoções positivas, conforme demonstrado por estudos científicos.
"O rock e o heavy metal oferecem diversos benefícios à saúde mental. Estudos científicos mostram que esse gênero musical proporciona emoções positivas, reduz os níveis de estresse e ansiedade, melhora o humor e estimula a cognição", afirmou Thiago.
Apesar de levar o nome 'Mundial', o Dia do Rock é celebrado apenas no Brasil e começou a ser comemorado na década de 1990, quando duas rádios comerciais de São Paulo, especializadas no gênero musical, passaram a citar o 'Festival Live Aid' – realizado em 13 de julho de 1985 na Inglaterra – como um marco para o rock and roll.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.