14h atrás
Dólar reage e sobe 0,51% impulsionado por instabilidade política e cenário externo favorável

O dólar comercial encerrou o pregão desta terça-feira (1º) em alta de 0,51%, cotado a R$ 5,46, após um dia de recuperação no mercado de câmbio. A valorização da moeda norte-americana ocorre após forte queda registrada na sessão anterior, considerada a pior performance do dólar em meses.
O movimento foi influenciado por uma combinação de fatores internos e externos que elevaram a demanda pela moeda americana. No cenário nacional, a tensão política aumentou após o governo recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso, gerando incertezas fiscais e impactando a confiança dos investidores.
O entendimento no mercado é de que a judicialização do tema amplia a insegurança institucional e fiscal, o que pressiona o câmbio. Operadores destacam que a disputa entre Executivo e Legislativo pode afetar a previsibilidade do cenário econômico, em especial nas contas públicas.
No campo internacional, dados econômicos dos Estados Unidos e a valorização dos títulos públicos americanos, atraíram capital estrangeiro para ativos considerados mais "seguros".
O euro comercial encerrou o dia com leve variação, cotado a R$ 6,44.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.