3 meses atrás
Disputa por construção de novo terminal no aeroporto de Dourados avança com abertura de propostas

A construção de um novo terminal de passageiros e cargas para o Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, em Dourados, está um passo mais próxima de se tornar realidade. Nesta sexta-feira ( 4 ), quatro empresas apresentaram propostas em resposta à licitação aberta em março pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), que destinará aproximadamente R$ 39 milhões para o projeto. Os recursos vêm de verbas federais e contrapartida do governo de Mato Grosso do Sul.
O novo terminal, com 3 mil metros quadrados, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com diversas instalações modernas, como lanchonetes, lojas comerciais, seção contra incêndios e serviços de tráfego aéreo. Além disso, estruturas como a Central de Utilidades, depósito de resíduos e salas de rádio também fazem parte do projeto, planejado para ser concluído em até 19 meses após a ordem de início das obras.
A análise dos documentos apresentados pelas empresas já começou e, em breve, será divulgada a lista de habilitadas. Depois disso, a proposta de menor valor será avaliada, levando à escolha e homologação da vencedora, que ficará responsável pela obra.
Anunciada oficialmente no dia 14 de março, durante visita do governador Eduardo Riedel e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra integra os esforços para modernizar a infraestrutura do aeroporto de Dourados. Apesar de a nova pista estar concluída desde julho de 2024, o aeroporto ainda aguarda homologação e certificação do sistema de comunicação para retomar voos comerciais.
Enquanto isso, o terminal existente continuará em operação, sem prejuízo às atividades. Desde o início de 2025, a administração municipal, liderada pelo prefeito Marçal Filho, busca atrair companhias aéreas para restabelecer a conectividade da cidade com grandes centros urbanos. No primeiro trimestre deste ano, o aeroporto registrou 1.587 operações de pouso e decolagem.
A construção do novo terminal marca um importante avanço na infraestrutura de transporte da região e reflete o compromisso do governo com o desenvolvimento econômico e social de Dourados.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.