Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
26/06/2023 19h00min - Dourados
9 meses atrás

Detran e Agetran iniciam período educativo de controladores de velocidade

Número de acidentes com vítimas fatais reduziu desde o início do período educativo. Prazo segue até o dia 25 de julho

Foto: Portal Prefeitura de Dourados  ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



Em trabalho conjunto por um trânsito mais seguro em Dourados, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Prefeitura Municipal, através da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), preparam a ativação dos controladores de velocidade em pontos estratégicos da cidade. Os aparelhos já funcionam em período educativo, que se estende até o dia 25 de julho.

A escolha dos pontos para a instalação dos aparelhos se deu após mapeamento com estudos técnicos para reduzir os números de acidentes na maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul, atendendo também o clamor da população e da classe política por maior segurança no trânsito.

“Nos próximos dias vamos intensificar as atividades de conscientização e fortalecer o período educativo, que segue até o dia 25 de julho, após esse prazo as infrações poderão ser penalizadas. Os limites de velocidade são prescritos em lei e de conhecimento de todos os condutores, então só será penalizado quem infringir as regras de trânsito e conduzir seus veículos de maneira errada”, afirma Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran.

Segundo a Agetran, 41 locais já estão com os controladores de velocidade em funcionamento no período educativo, sendo 31 controladores de velocidade e dez redutores. Desses, 19 são em locais onde já existiam radares.

O controlador de velocidade, também chamado de radar, verifica se o condutor está trafegando dentro da velocidade máxima permitida, onde ele só será multado caso ultrapasse essa velocidade.

Enquanto os redutores de velocidade, determinam limite menor do que o convencional da via, dependendo da região, como em áreas escolares, por exemplo.

Desde que os trabalhos para o controle de velocidade foram iniciados, o número de acidentes com vítimas fatais em Dourados diminuiu. Em abril, por exemplo, foram registrados 195 acidentes, desses, seis vítimas fatais, já em maio foram 172 acidentes e três vítimas fatais.

De janeiro a maio a cidade soma 879 acidentes de trânsito e 17 vítimas fatais.

A instalação dos equipamentos é uma ação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que investiu R$35 milhões na melhoria do trânsito no município e em outras cidades da região.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.