Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/12/2023 08h30min - Mato Grosso do Sul
2 meses atrás

Detran alerta sobre notificações e boletos falsos


Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Governo Mato Grosso do Sul/Secom



Proprietários de veículos e condutores de Mato Grosso do Sul têm recebido mensagens e notificações falsas alegando débitos em aberto no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Denúncias relatam a existência de anexo denominado “verificar autos”, que se trata de conteúdo malicioso.

"Se é oficial, é gov.br", ressaltou o diretor de tecnologia do órgão, Robson Alencar. Há mais de 20 anos trabalhando na área de tecnologia, ele orienta a população para não cair em golpes da internet.

A principal dica para não cair em golpes, que são comuns nessa época do ano, é fundamental buscar canais oficiais. "Sempre olhar o domínio que hospeda o site para ver se é um domínio oficial. Nenhum site de governo tem o final .com”.

Nessa época do ano, geralmente aumenta o número de golpes utilizando o nome das instituições públicas, pois é feito o envio de correspondências para pagamento de IPVA, pela Sefaz, por exemplo.

No caso do Detran, em janeiro de 2024 serão enviadas correspondências para proprietários de veículos que estejam com mais de três taxas de licenciamento em atraso. Caso o cidadão fique em dúvida, poderá atestar a veracidade das informações por meio de consulta no site www.meudetran.ms.gov.br .

Ao longo de 2023 o departamento alertou para três tipos de golpes diferentes. Um deles foi sobre a falsa autoescola, com a orientação de consultar a lista de autoescolas credenciadas que fica disponível no portal do órgão. O outro caso foi o alerta para o golpe do recurso de multa e ainda os golpes que envolvem negociações de compra e venda de veículos.



•  

Governo Mato Grosso do Sul/Secom
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.