Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
19/07/2023 12h00min - Meio Ambiente
8 meses atrás

Desmatamento no Pantanal Mais que Dobra em 2023, Alertam Especialistas


Foto divulgação: Governo MS ► 
Fonte: Fonte Grande FM



De acordo com dados divulgados pelo MapBiomas, o desmatamento na região do Pantanal aumentou significativamente nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando 21 mil hectares devastados.

Especialistas destacam que Mato Grosso do Sul é o estado mais impactado, com uma proporção maior de remoção da natureza em comparação com o vizinho Mato Grosso.

Gustavo Figueiroa, diretor da ONG SOS Pantanal, alerta que certas plantas podem levar até 40 anos para alcançar o porte que possuíam antes do desmatamento. Nos últimos três anos, de 2019 a 2022, o Estado registrou números alarmantes de desmatamento no Pantanal, somando 26.818 hectares destruídos. 

Em contrapartida, Mato Grosso teve um desmatamento menor na mesma região, totalizando apenas 4.392 hectares nos últimos três anos. Em 2020, os incêndios florestais causaram uma destruição massiva no Pantanal, atingindo aproximadamente 4 milhões e 500 mil hectares e resultando na morte de quase 17 milhões de animais.

A previsão de um ano seco devido ao fenômeno El Niño acende o alerta para a possibilidade de novos incêndios, agravando ainda mais a situação.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.