Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
11/07/2024 12h00min - Geral
3 dias atrás

Deserto do Atacama floresce fora de época após quase uma década


Reprodução: Crédito Patricio Lopes Castillo / AFP ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O deserto do Atacama, o mais árido do planeta, encheu-se de flores em uma extensão de vários quilômetros, graças às chuvas incomuns registradas nessa parte do norte do Chile. 

O fenômeno, que não era observado nesta época do ano desde 2015, surpreendeu turistas e moradores de localidades próximas, que se acostumaram nos últimos anos com esse espetáculo, mas não antes de setembro. 

“A chuva de 11-12 milímetros que caiu em abril, somada a uma nebulosidade baixa intensa na região, que molha todas as noites essas superfícies, ajudou na ativação dessas plantas”, explicou César Pizarro, da Corporação Nacional Florestal. O especialista ressaltou que o fenômeno não tem relação com o chamado Deserto Florido, que ocorre na primavera.

Local foi invadido por flores, sendo a maioria delas do tipo "pata de guanaco"

O alcance da floração precoce está sendo analisado. Os cientistas ainda não determinaram se “o que ocorreu no inverno de 2015 e 2024 tem relação direta com as mudanças climáticas ou com os fenômenos El Niño e La Niña”, disse Pizarro.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.