Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
03/11/2023 10h00min - Agronegócio
4 meses atrás

Descoberta - Planta brasileira produz canabidiol

Apesar da riqueza da flora brasileira em substâncias bioativas, uma parcela mínima de seu potencial é explorada

Canva ► 
Fonte: Fonte Agrolink



Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontraram canabidiol na Trema micrantha Blume, uma planta nativa brasileira. As folhas desta planta já são usadas popularmente para tratar erupções cutâneas devido ao seu efeito analgésico. A descoberta de canabidiol nos frutos e flores desta planta abre possibilidades para seu uso em várias áreas, contornando as restrições legais brasileiras associadas à cannabis.

A planta Trema micrantha foi identificada como uma fonte de canabidiol (CBD) sem a presença de THC, tornando-a adequada para uso medicinal. Além disso, é recomendada para reflorestamento. Essa descoberta oferece a possibilidade de desenvolver tratamentos médicos acessíveis e eficazes a partir de fontes naturais brasileiras, contornando questões legais relacionadas à cannabis.

Apesar da riqueza da flora brasileira em substâncias bioativas, uma parcela mínima de seu potencial é explorada para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, de acordo com a UFRJ. “A flora brasileira é muito diversa e rica em substâncias bioativas. Porém, apenas uma pequena fração das suas potencialidades é utilizada para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos”, disse em um comunicado da UFRJ.

O desenvolvimento de produção de CBD a partir de recursos naturais e tecnologia brasileira pode ter um impacto econômico e social significativo. Os cientistas planejam realizar testes para determinar a melhor forma de extrair e analisar o canabidiol da planta Trema micrantha. Uma vez concluída a pesquisa, eles esperam fornecer um canabidiol purificado, caracterizado quimicamente e identificado estruturalmente, abrindo caminho para estudos posteriores.



•  

Agrolink
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.