Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/10/2023 15h30min - Geral
8 meses atrás

Denúncias de imagens de abuso sexual infantil na internet crescem 84%

De janeiro a setembro, Safernet recebeu 54.840 novas denúncias

Agência Brasil ► 
Fonte: Fonte Agência Brasil



As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet aumentaram 84% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a ONG Safernet. 

Foram registradas 54.840 novas denúncias, em comparação com 29.809 no ano anterior. Esse aumento é atribuído, em parte, à venda de pacotes de imagens autogeradas por adolescentes em aplicativos de troca de mensagens. A disseminação dessas imagens é preocupante, pois coloca as crianças em risco de assédio e abuso. 

Acesso precoce à internet também é uma preocupação, com 24% das crianças brasileiras acessando a internet antes dos 6 anos de idade. A prevenção desse tipo de crime passa pela educação sexual nas escolas e pelo monitoramento dos pais. 

No Brasil, a posse, venda e exposição de imagens de abuso sexual infantil são crimes puníveis com penas de reclusão.

“É absolutamente necessário falar sobre educação sexual nas escolas. As escolas precisam romper esse tabu e falar sobre esse assunto porque as crianças e adolescentes estão entrando em contato com conteúdos que são inapropriados para sua idade e estão tendo comportamentos de risco”, defendeu o presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares.

Denúncias

As denúncias de páginas que contenham imagens de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas na Central Nacional de Denúncias da Safernet Brasil. Em caso de suspeita de violência sexual contra crianças ou adolescentes, deve ser acionado o Disque 100.

"Se algum usuário encontrar imagens de abuso sexual, em qualquer lugar da internet, não feche os olhos e nem se omita. Denuncie. A denúncia é completamente anônima. Basta acessar o formulário e o endereço www.denuncie.org.br", destacou Thiago Tavares.

*com informações da Agência Brasil



•  

Agência Brasil
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.