Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
16/05/2024 17h00min - Saúde
2 meses atrás

Dengue: OMS autoriza uso global de vacina aplicada no Brasil


Imagem: Divulgação/Takeda ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pré-qualificação da vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, para combater a dengue. Esta é a segunda vacina contra a doença a receber essa certificação da OMS, ao lado da vacina da Sanofi Pasteur. A Qdenga é uma vacina viva atenuada, contendo versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus da dengue. Recomenda-se a administração da vacina em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, especialmente em áreas com alta incidência da doença.

O esquema vacinal da Qdenga consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, seguindo a mesma recomendação adotada no Brasil. A pré-qualificação pela OMS é um marco significativo, pois facilita o acesso global à vacina, permitindo que agências como o Unicef e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) adquiram doses para distribuição em países que necessitam. A expectativa é que mais desenvolvedores de vacinas contra a dengue apresentem seus produtos para pré-qualificação no futuro.

No Brasil, a vacina Qdenga começou a ser utilizada no sistema público de saúde em fevereiro deste ano, priorizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que apresentam maior número de hospitalizações por dengue. Apesar disso, pessoas com mais de 60 anos não estão incluídas na recomendação devido à falta de estudos clínicos. A vacina recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, permitindo sua comercialização no país, com sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) anunciada pelo Ministério da Saúde em dezembro do ano anterior.

Informações : Agência Brasil



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.