um ano atrás
Dengue: Brasil ultrapassa 1 milhão de casos em 2024
Segundo o Ministério da Saúde, 214 mortes também já foram confirmadas desde janeiro

De acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (29), o Brasil acaba de registrar mais de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024. Segundo o documento, apenas nos primeiros dois meses deste ano o país registrou 1.017.278 casos, além de 214 mortes confirmadas (687 seguem em investigação).
Conforme os dados da pasta, divulgados pelo G1, no mesmo período do ano passado, o Brasil tinha 207.475 casos e 149 óbitos entre as semanas 01 e 08;
De acordo com Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o país enfrenta uma alta precoce nos casos este ano;
Recentemente, especialistas ainda pontuaram que apesar da ascensão, ainda não estamos vivendo o pico;
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o Brasil caminha para um recorde de casos de dengue em 2024, podendo alcançar os 4,2 milhões de pessoas infectadas — quase o triplo do que foi registrado ano passado;
Para conter o avanço da doença, o ministério anunciou que irá implementar um “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue, no sábado, 2 de março.
Nesse 1 milhão de casos temos uma imprevisibilidade da dengue. Tem anos que a temporada começa mais cedo e acalma mais cedo. Tem anos que a temporada vai num platô. Tem anos que você tem um pico muito grande, mas de curta duração.
Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Vale destacar que o boom acentuado também dependerá das condições climáticas. Em 2019 e 2022, dois anos em que o Brasil registrou mais de um milhão de casos, o pico ocorreu em maio. Em 2023, o ápice da doença foi em abril — parte devido à influência do El Niño.
Importante lembrar que nos dois últimos anos o país também bateu recorde de mortes, ultrapassando os mil óbitos pela doença. Especialistas acreditam que a curva deve começar a cair somente no inverno, mas sem confirmações.
Como parar a dengue?
A dengue só acontece se houver a presença do mosquito Aedes aegypti. Essa é, praticamente, a única forma de transmissão da doença.
Assim, para evitar a transmissão há apenas um caminho: eliminar todo e qualquer tipo de suporte ou situação que possa servir ou facilitar o criadouro do mosquito.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).
Cabe ainda lembrar que a dengue mata pessoas saudáveis e de qualquer idade. Repelentes podem ajudar a afastar o mosquito.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.