1 dia atras
Custo da energia elétrica subiu quatro vezes acima da inflação nos últimos 25 anos

O custo da energia elétrica subiu quatro vezes acima da inflação nos últimos 25 anos. A conclusão é de um estudo da Abrace Energia, associação que representa os grandes consumidores de energia.
De acordo com o levantamento, entre os anos 2000 e 2024, o Ipca acumulado foi de 326%, enquanto o percentual de aumento da energia elétrica foi praticamente quatro vezes maior (1.299%). O impacto dessa alta vai muito além da conta de luz.
Em 2021, um terço do gasto para o consumidor veio da conta de luz (34,7%). A maior parte do custo da energia estava embutida no preço das mercadorias (41,5%) e dos serviços (26,7%). Juntos, eles representaram dois terços do gasto.
Em 25 anos, a energia foi a grande vilã do aumento de preços. A alta do pão francês (85%) foi devido a esse custo. Percentual parecido com o do leite longa vida (86%). No caso do queijo, o impacto da energia na alta do preço foi ainda maior (92%).
No último sábado ( 5 ) passou a valer a nova tarifa social de energia elétrica. Ela vai zerar a conta de luz para famílias do Cadastro Único com consumo de até 80kwh por mês e dará desconto para quem gasta até 120 kwh/mês.
Segundo o governo federal, cerca de 60 milhões de pessoas serão beneficiadas. O custo anual do subsídio, de R$ 3,6 bilhões, será coberto com a abertura do mercado e ajustes no setor.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.