3h atrás
Cúpula de líderes da COP30 começa nesta quinta-feira em Belém
A realização da COP em Belém tem gerado debate por causa das limitações de infraestrutura da cidade, o que elevou custos e dificultou a vinda de pequenas delegações e representantes de ONGs. Para amenizar o problema, o governo brasileiro reservou recursos para hospedar gratuitamente delegados de países mais pobres em dois navios de cruzeiro fretados para o evento.
Com cerca de 1,4 milhão de habitantes, Belém nunca havia sediado um encontro internacional dessa dimensão. As autoridades aproveitaram a ocasião para reformar e modernizar a cidade, incluindo o tradicional Mercado Ver-o-Peso, que ganhou nova aparência.
Apesar dos avanços, o Parque da Cidade, local principal da conferência, ainda estava em obras às vésperas do evento. Além disso, engarrafamentos e bloqueios de vias têm causado transtornos aos moradores, alimentando críticas sobre a falta de estrutura para um evento global desse porte.
Para garantir a segurança, foram mobilizados quase 10 mil agentes e 7,5 mil militares, enquanto as autoridades defendem que a COP trará visibilidade e valorização para a Amazônia e sua população.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

