Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
05/06/2025 16h00min - Turismo
1 dia atras

Costa Rica inspira empresários de MS com modelo de turismo sustentável


Imagens: Divulgação/Lab Turismo ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Referência mundial em sustentabilidade e turismo de natureza, a Costa Rica recebeu recentemente a Missão Técnica Empresarial Internacional promovida pelo Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, com curadoria e execução da Lab Turismo Consultoria. O objetivo foi proporcionar uma imersão em boas práticas que aliam conservação ambiental, inovação e desenvolvimento territorial. A missão envolveu a visita a quatro importantes destinos do país, localizado na América Central: San José, Sarapiquí, La Fortuna e Monteverde. De 24 de maio a 1º de junho, o grupo formado por 18 empresários, agentes de viagens e gestores públicos vivenciou experiências transformadoras em roteiros que ilustram como a Costa Rica integrou políticas públicas, iniciativas privadas e engajamento comunitário para consolidar-se como exemplo global de turismo sustentável. “A missão foi planejada para provocar uma transformação nos participantes, não apenas em termos de conhecimento técnico, mas também na visão sobre o papel do turismo como força para o desenvolvimento sustentável. Queremos que essas vivências inspirem novos caminhos e soluções nos territórios onde esses líderes atuam”, destaca Telcio Barbosa, analista-técnico do Sebrae/MS. A jornada começou na Capital, San José, onde o grupo conheceu iniciativas de acessibilidade e turismo cultural, além de visitar o Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT). A instituição apresentou a estratégia nacional de posicionamento sustentável do país e o selo CST (Certificação em Sustentabilidade Turística).

Destinos visitados

Em Sarapiquí, uma região antes marginalizada e hoje referência em turismo de aventura, os participantes vivenciaram a operação exemplar de um rafting certificado e visitaram a Reserva La Tirimbina, onde o ecoturismo financia projetos de ciência e educação ambiental.

Na sequência, em La Fortuna, aos pés do vulcão Arenal, o grupo conheceu experiências como o Arenal Mundo Aventura e o Mistico Park, que mostram a integração entre cultura indígena, trilhas, pontes suspensas e biodiversidade. A visita ao Tabacón Thermal Resort & Spa demonstrou como empreendimentos de alto padrão também podem adotar práticas robustas de sustentabilidade.

“Para os empresários, essa imersão não apenas desperta novas ideias e possibilidades para seus negócios, mas também reafirma o valor do que já fazem no Brasil, com qualidade, autenticidade e propósito. É um movimento de troca, aprendizado e reconhecimento que fortalece ainda mais o nosso turismo”, comenta Thaís Pichi, diretora de projetos da Lab Turismo Consultoria.

“Desde muito pequena eu já me via empreendedora. Sempre fui movida pela vontade de aprender e colocar meu artesanato em prática. Meu mundo era feito de cores, linhas e ideias. Mas foi depois de enfrentar muitas dificuldades que percebi que, o que me alimentava de verdade era o amor pelo que eu fazia. Minha avó sempre dizia que eu tinha ‘mãos de fada’, e isso ficou comigo. No entanto, só na faculdade entendi o quanto eu ainda precisava aprender sobre empreendedorismo. Ali, meus horizontes se abriram e tudo mudou no meu negócio. A tecnologia se tornou minha grande aliada, facilitando o dia a dia e ampliando minhas possibilidades. E a comunicação, sem dúvida, é uma das chaves do sucesso, e entender o que você vende e para quem você vende é essencial. Hoje, quero deixar com vocês uma última chave, que entrego de coração: a quarta chave, aquela que representa inspiração, coragem e a vontade de nunca desistir dos seus sonhos”, ressaltou.

O encerramento da missão ocorreu em Monteverde, um dos destinos mais emblemáticos da Costa Rica. O grupo conheceu modelos de turismo que conciliam atendimento personalizado, conservação ambiental e gestão comunitária, em locais como o Koora Hotel, o Refúgio Monteverde e a Reserva Santa Elena.

Os participantes também visitaram projetos sociais, como a cooperativa de mulheres artesãs de Santa Elena, e o El Trapiche Tour, que revela o processo artesanal do café, cacau e cana-de-açúcar em pequenas propriedades familiares.

Para concluir a missão, o grupo participou de uma experiência gastronômica no restaurante San Lucas, liderado por Rodrigo Valverde, que utiliza a culinária como ferramenta de storytelling para contar a história da Costa Rica.

“Mais do que uma visita técnica, a Missão Costa Rica 2025 foi uma reconexão com os valores do turismo como agente de transformação social, ambiental e econômica. Uma jornada que acendeu ideias, fortaleceu propósitos e abriu caminhos para que o turismo brasileiro siga avançando com consciência, inovação e sustentabilidade”, afirma Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria.

Para mais informações sobre o Polo Sebrae de Ecoturismo, acesse: ecoturismo.sebrae.com.br, ou entre em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

 



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.