Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
28/09/2024 15h00min - Economia
1 semana atrás

Conta de luz fica ainda mais cara em outubro, com Aneel acionando bandeira vermelha 2


 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha, no patamar 2. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão um custo adicional na conta de luz. 

Na bandeira vermelha patamar 2, será cobrado um valor extra de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) utilizados, o que representa o nível mais alto de cobrança dentro do sistema de bandeiras tarifárias.

De acordo com a nota divulgada pela Aneel, a decisão de acionar a bandeira vermelha no patamar 2 foi influenciada pelo risco hidrológico, causado pelos baixos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, e pelo aumento do preço da energia no mercado ao longo de outubro.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenamento de água dos reservatórios no Brasil, estão enfrentando uma forte seca.

Desde abril de 2022, estava em vigor uma sequência de bandeiras verdes, interrompida em julho de 2024 com a adoção da bandeira amarela. Em agosto, a bandeira verde foi retomada, mas em setembro foi substituída pela bandeira vermelha patamar 1.

No início de setembro, a Aneel chegou a propor o acionamento do patamar 2 da bandeira vermelha, porém, após uma revisão dos dados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a agência decidiu voltar atrás.

O aumento nos custos da conta de luz se deve ao uso de termelétricas em momentos de alta demanda, já que seu custo operacional é mais elevado em comparação às hidrelétricas.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.