Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
08/05/2025 19h20min - Mato Grosso do Sul
13h atrás

Consórcio K&G arremata Rota da Celulose com desconto de 9% na tarifa de pedágio


Foto: Saul Schramm/Secom ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Consórcio K&G Rota da Celulose, formado pelas empresas K-Infra Concessões e Galápagos Participações, venceu o leilão da concessão da Rota da Celulose, realizado nesta quinta-feira ( 8 ) na sede da B3, em São Paulo. O grupo garantiu o contrato ao oferecer um desconto de 9% sobre a tarifa-teto do pedágio, o que implica um aporte financeiro de R$ 217,3 milhões.

A concessão abrange 870,3 quilômetros de rodovias estaduais e federais no Mato Grosso do Sul, incluindo trechos das BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395. O investimento total previsto para a concessão é de R$ 10,1 bilhões ao longo de 30 anos, com obras de ampliação e melhorias concentradas nos primeiros oito anos.

Essa foi a segunda tentativa de leilão, após a falta de interessados em dezembro de 2024. Para tornar o projeto mais atrativo, o governo reestruturou as condições, ajustando exigências e aumentando a taxa de retorno, o que resultou na participação de mais concorrentes. Entre eles estavam Rotas do Brasil S.A., Consórcio Caminhos da Celulose (XP) e BTG Pactual.

O modelo de pedágio adotado será o free flow, um sistema eletrônico sem praças físicas, em que os veículos passam por pórticos de cobrança sem necessidade de parada. O pagamento será feito por tags eletrônicas, e motoristas que utilizarem esse sistema terão um desconto adicional de 5%.

Além disso, motocicletas estarão isentas da tarifa, assim como veículos do governo estadual e de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais. Veículos de carga vazios também não pagarão pedágio sobre os eixos suspensos.

As obras devem começar após a assinatura do contrato, com um prazo de até um ano para o início da cobrança. Os pórticos serão distribuídos entre diversos municípios do Mato Grosso do Sul, garantindo melhorias na infraestrutura viária e o desenvolvimento da região.

*Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.