Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
25/04/2025 08h30min - Turismo
2 meses atrás

Conservação do Solo Garante Águas Cristalinas e Retorno da Trilha Submersa em Bonito e Jardim


Foto divulgação: Rio da Prata e Semadesc ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, tem implementado ações de conservação do solo que já mostram efeitos positivos nos rios da região de Jardim e Bonito. Mesmo após chuvas intensas, as águas mantiveram sua transparência, permitindo o retorno do fenômeno da “trilha submersa”, evidenciando o sucesso das práticas conservacionistas.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que essas medidas devem ser ampliadas para garantir a proteção dos rios. O governador Eduardo Riedel reforçou a importância das ações, como o programa Prosolo, que busca envolver proprietários rurais na preservação, evitando a degradação ambiental. A conservação beneficia tanto a biodiversidade quanto a economia local, impulsionada pelo ecoturismo.

O fenômeno da trilha submersa, ocorrido no rio Olho D’Água, em Jardim, voltou a acontecer após chuvas que elevaram o nível do rio da Prata. A estrutura de madeira utilizada pelos turistas foi encoberta pela água cristalina, demonstrando a qualidade ambiental da região, protegida por uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

A conservação da mata ciliar e outras medidas reduziram o impacto das chuvas nos rios, como o Formoso, que tem apresentado melhorias em sua parte alta. No entanto, áreas que recebem águas de outros afluentes ainda precisam de mais cuidados, segundo relatos de produtores locais.

Criado em 2021, o Prosolo faz parte de um esforço do Estado para reduzir emissões de carbono e combater processos erosivos. A iniciativa integra ações como terraceamento, recuperação de estradas e restauração da vegetação nativa, essenciais para a preservação dos cursos d’água.

Dentre as ações concretas do Prosolo, estão a recuperação de mais de 600 km de estradas rurais e a implementação de 1.200 km de curvas de nível para controle de erosão. Também foram adquiridas máquinas e equipamentos para municípios, facilitando a manutenção de estradas vicinais e proteção ambiental.

A criação da Câmara Técnica de Conservação do Solo e da Água em Bonito, Jardim, Bodoquena e Miranda foi fundamental para avaliar novos empreendimentos e estabelecer diretrizes ambientais. Em 2024, o grupo analisou 112 projetos e realizou capacitações para gestores e operadores, fortalecendo a preservação ambiental na região.

*Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul/ Comunicação Semadesc



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.