Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
23/12/2023 08h00min - Saúde
2 meses atrás

Conheça os efeitos que os pensamentos positivos possuem na saúde


Foto divulgação ► 
Fonte: Fonte Grande FM



Manter pensamentos positivos ou uma atitude otimista é a prática de focar inteiramente no lado bom de qualquer situação. E, embora essa atitude seja natural para algumas pessoas, para outros, a atenção ao positivo é um desafio e uma escolha feita todos os dias, que leva esforços para que se concretize. 

Porém, apesar de ser desafiador para muitos, manter pensamentos positivos é uma prática que pode ser aprendida ao longo da vida com diversos exercícios mentais. Muitos otimistas já foram pessimistas e vice-versa, o que mostra a variedade dos pensamentos humanos e as fases que são passadas durante a vida. 

No entanto, é importante notar que ter pensamentos positivos não significa ignorar os aspectos negativos da vida, e sim enfrentá-los pensando no melhor resultado possível. Isso mantém expectativas positivas, que podem influenciar a visão sobre os problemas.

Parte do otimismo vem dos próprios pensamentos negativos e positivos que ocorrem diante de situações corriqueiras, geralmente baseados na lógica e na racionalidade. Porém, muitas vezes, os pensamentos negativos ocorrem resultante da emoção já presente em pessoas mais inclinadas ao pessimismo. 

Como treinar o cérebro para pensar positivo?

Para conseguir tornar os pensamentos positivos no padrão, o primeiro passo é começar a identificar os pensamentos negativos automáticos que ocorrem. Esses pensamentos possuem um padrão que permitem a sua identificação, são eles:

Filtros: os filtros geralmente ocorrem quando um indivíduo escolhe focar apenas nas partes negativas de uma situação, e não no quadro completo e em suas conquistas ao longo do caminho; 

Personalização: a personalização de uma situação ocorre quando uma situação ruim ocorre e o indivíduo se culpa pelo resultado; 

Catastrofização: antecipação de situações e consequências ruins de ocasiões mundanas; 

Culpa: além de se culpar, o indivíduo também começa a culpar outras pessoas pelas ocorrências; 

Dever: o foco em falar o que você deveria ter feito em certas situações e a culpa por não ter feito nada; 

Ampliação: problemas menores se tornam automaticamente piores e maiores; 

Perfeccionismo: manter padrões impossíveis de serem alcançados; 

Polarização: ver tudo nos extremos, como bom ou ruim, nada existe entre esse meio.

Após conseguir reconhecer esses padrões, é mais fácil quebrá-los, interrompendo a automatização derivada do pessimismo. 

Como focar nos pensamentos positivos 

Começar a manter pensamentos negativos é quase como uma criação de hábitos, que vão da identificação do problema a criação de soluções. Por isso, como qualquer outro hábito, isso requer tempo e esforço — seus pensamentos não podem mudar de um dia para o outro. Algumas práticas comuns para conseguir viver positivamente incluem: 

Force um sorriso: um  estudo de 2022 comprovou que o ato de forçar um sorriso, mesmo em situações estressantes, pode resultar em melhores resultados e também influência o cérebro a manter pensamentos positivos; 

Preste atenção em você: durante o dia, pare para analisar seus pensamentos e emoções e veja o que pode ser mudado dentro da sua própria perspectiva sobre uma situação; 

Faça um diário de gratidão: embora um pouco “cafona”, manter um relato escrito das coisas boas que aconteceram para você pode ajudar a mudar sua perspectiva e a focar em aspectos positivos dos seus dias; 

Seja resiliente: a resiliência é uma ótima ferramenta para suportar momentos estressantes sem quebrar completamente; 

Encontre pessoas positivas: encontre aquela pessoa otimista em sua vida e tente ver o mundo pelos olhos dela, se rodeie de indivíduos que dividem as mesmas características; 

Imagine seu futuro: mentalize as melhores coisas que podem acontecer na sua vida e aja como se elas acontecerão a qualquer momento, isso pode fazer com que você fique mais feliz no presente; 

Pratique exercícios físicos: diversas pesquisas já comprovaram que a prática de pelo menos 30 minutos diários pode aumentar os níveis de serotonina em uma pessoa; 

Converse com você mesmo: trate-se do jeito que você trata os outros, fale coisas boas ao seu respeito e perceba os seus aspectos positivos, relatando-os em voz alta.

 

Benefícios dos pensamentos positivos 

De acordo com a pesquisadora de psicologia positiva, Suzanne Segerstrom, “Os contratempos são inerentes a quase todas as atividades humanas que valem a pena, e vários estudos mostram que os otimistas são, em geral, tanto psicológica quanto fisiologicamente mais saudáveis.” 

Desse modo, pessoas otimistas e que mantêm pensamentos positivos possuem mais benefícios à saúde física e mental. Entenda os benefícios dos pensamentos positivos: 

Pode fazer bem para a saúde cardiovascular

Uma pesquisa comprovou que pessoas com o histórico de doenças cardiovasculares na família e que mantêm atitudes positivas têm menos probabilidades de “ter um ataque cardíaco ou outro evento cardiovascular dentro de cinco a 25 anos do que aqueles com uma perspectiva mais negativa”. (1)

Similarmente, especialistas acreditam que os pensamentos positivos podem ajudar a diminuir o estresse, o que também contribui para a saúde do coração. 

Aumento na imunidade

Especialistas conseguiram comprovar o efeito dos pensamentos positivos na imunidade. De acordo com as descobertas, a ativação em áreas cerebrais associadas a emoções negativas levou a uma resposta imune mais fraca a uma vacina contra a gripe. Em contrapartida, pessoas mais otimistas obtiveram uma resposta imune melhor. 

Saúde mental 

Por outro lado, muitas vezes os pensamentos negativos derivam de problemas mais complicados que uma simples mudança em perspectiva. Por isso, é importante cuidar da saúde mental. 

Se estiver passando por momentos difíceis onde esses pensamentos não podem ser evitados, procure auxílio profissional e marque consultas com psicólogos e psiquiatras. É importante notar que os conselhos aqui explorados não substituem, em hipótese alguma, o atendimento e conselho médico. 



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.