3 anos atrás
Conheça os benefícios da alimentação natural para os cães
Esse tipo de comida é mais vantajosa para a saúde do cachorro e pode ser preparada em casa

A alimentação natural para cães, apesar de não ser novidade, causa estranhamento em muitas pessoas. Apesar dos benefícios, surgem dúvidas de como os alimentos devem ser preparados, quais podem ser usados e a medida adequada.
Mas uma coisa é certa: o sabor e textura costumam agradar os pets.
Essa alimentação é elaborada de forma individual e adaptada às necessidades nutricionais, estado clínico e físico de cada animal. Pode ser oferecida a todos os tipos de cães: jovens, adultos, idosos, castrados ou não.
“Essa dieta apresenta maior palatabilidade, menos conservantes, fezes mais firmes e livres de odor, proteção gastrointestinal de uma forma geral, incremento do sistema imunológico, prevenindo doenças e promovendo a saúde dos pelos e da pele”, explica Aluizio Nunes dos Santos, professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera de Niterói.
A comida natural costuma ser mais atrativa para os animais por ter textura e sabor mais agradáveis ao paladar. Alguns cães podem ter alergia à proteína de origem animal, nesse caso, podem aderir a uma dieta rica em proteína vegetal.
Segundo o professor de Medicina Veterinária, a grande vantagem da ração é a praticidade, pois não necessita de preparo. “A desvantagem é ser elaborada através de uma fórmula ‘fixa’, seguindo um organograma. As rações terapêuticas tratam somente um tipo de doença, por terem uma fórmula pronta”, explica.
Ainda de acordo com Aluizio Santos, por tratar só um tipo de doença, o uso da ração terapêutica pode agravar outros sintomas. “Ao passo que a vantagem da alimentação natural é ser ajustada com níveis variáveis de nutrientes e adaptada para cães que possuem mais de uma doença, por exemplo, alergia e cálculos urinários”, analisa.
O professor explica que a composição da ração é equilibrada e elaborada matematicamente. “A maioria é composta de um percentual maior de carboidrato, denominado extrato etéreo.
Algumas rações possuem como matéria prima o milho e a soja transgênicos, vísceras e outras partes processadas que não são adequadas para o consumo humano, além de conservantes, que podem ser cancerígenos. Por se tratar de um alimento seco, contém 10% de água apenas”.
Já a alimentação natural possui menor porcentagem de extrato etéreo e a quantidade de água presente é de 60 a 80% no total. “A grande diferença da dieta natural em relação à ração é que ela busca a adaptação do alimento para melhorar a digestão dos pets. A fisiologia mastigatória nos prova isso, já que os dentes dos pets são adaptados para rasgar o alimento e não triturar, como é o caso da ração”, ressalta Aluizio Santos.
Melhor Hidratação
A dieta natural pode proporcionar um teor de água 7 vezes maior do que as dietas convencionais, o que ajuda a preservar o sistema renal do animal. Com isso, não há necessidade de uma grande ingestão de líquido. “A carga glicêmica é menor, uma vez que a elaboração da dieta natural não conta com a presença de elevados índices de carboidratos encontrados nas rações convencionais, que possuem grãos como matéria prima. Fato benéfico para controle da obesidade”, analisa o professor
Fonte : Jovem Pan News - por EdiCase
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.