Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
06/12/2025 10h00min - Brasil
16h atrás

Congresso derruba vetos e torna obrigatório exame toxicológico para categorias A e B


Canva/Grande FM 92,1 ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O Congresso Nacional derrubou quatro vetos presidenciais da Lei 15.153/2025, que atualiza regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esses vetos haviam sido aplicados pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sanção da lei.

Com a rejeição, passa a ser obrigatória a apresentação de exame toxicológico negativo para quem deseja obter a primeira carteira de habilitação nas categorias A e B,  destinadas a motos e carros, respectivamente. 

A exigência, até então restrita a motoristas das categorias C, D e E, foi incluída durante a tramitação do projeto de lei 3.965/2021 no Senado.

Os parlamentares também restabeleceram o dispositivo que autoriza clínicas médicas responsáveis por exames de aptidão física e mental a atuarem como postos de coleta do exame toxicológico. 

O Congresso, contudo, manteve o veto presidencial relacionado à proibição de empresas do setor automotivo oferecerem plataformas de assinatura eletrônica. Com a decisão, os trechos restaurados seguem para promulgação.

Outros pontos da Lei 

Permite usar recursos de multas para custear a habilitação de condutores de baixa renda.

Cria regras para transferência eletrônica de veículos.

Ajusta normas relacionadas ao exame toxicológico.

Entra em vigor imediatamente. 



•  


Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.