2 anos atrás
Congresso derruba veto de Lula e reinstitui exame toxicológico para motoristas profissionais na CNH

Nesta quarta-feira, o Congresso Nacional derrubou um veto do presidente Lula, e reintegrou a possibilidade de motoristas profissionais serem sancionados por não realizarem o exame toxicológico durante a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Essa disposição estava incluída na legislação que reinstaurou a exigência do exame para as categorias profissionais da CNH. Com a revogação do veto, essa parte da lei agora seguirá para ser oficialmente promulgada.
De acordo com o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso e filiado ao partido sem filiação partidária do Amapá (AP), essa decisão foi tomada em resposta a solicitações de parlamentares da oposição. Em contrapartida, o governo conseguiu pautar e aprovar a liberação de créditos extras para o Orçamento da União.
Segundo o novo texto, motoristas das categorias C, D e E poderão enfrentar multas caso deixem de realizar o exame após 30 dias do vencimento da data estipulada durante a renovação de suas carteiras. Essa infração é considerada gravíssima.
Em junho, quando o governo vetou essa parte da legislação, argumentou que a penalização para aqueles que não realizassem o exame dentro do prazo era excessiva, "mesmo que esses condutores tenham dirigido veículos das categorias que exigem o exame".
A lei, sancionada por Lula, determinou a reintrodução da obrigatoriedade dos exames toxicológicos a partir de 1º de julho. Esses testes são obrigatórios para motoristas das categorias C, D e E, que incluem veículos como caminhões e ônibus.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.