3 semanas atrás
Confusão generalizada na arquibancada suspende partida da Sul-Americana; 300 pessoas foram presas, diz jornal

Uma confusão generalizada nas arquibancadas causou a suspensão da partida entre Independiente e Universidad de Chile, no início do segundo tempo, quando o placar marcava 1 a 1. Na ida, os chilenos venceram por 1 a 0. O duelo era válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Ao todo, mais de 300 pessoas foram detidas pela polícia. Segundo o jornal argentino Clarín, alguns torcedores ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao hospital.
A Conmebol confirmou o cancelamento do jogo no estádio Libertadores de América e, por meio de nota, afirmou que os órgãos judiciais da entidade irão decidir a classificação. O vencedor do confronto enfrentará o Alianza Lima na próxima fase.
"Procede-se o cancelamento do jogo, e o caso será direcionado aos órgãos judiciais da Conmebol para futuras determinações. Toda a informação dos fatos ocorridos dentro e fora do estádio será enviada à Comissão Disciplinar da confederação", disse a entidade.
Também em comunicado no X, no início da madrugada desta quinta-feira (21), o presidente do Chile, Gabriel Boric, lamentou a confusão nas arquibancadas na Argentina e fez críticas à Conmebol pelo ocorrido.
"O ocorrido em Avellaneda entre as torcidas de Independiente e Universidad de Chile está errado em muitos sentidos, desde a violência das organizadas até a evidente irresponsabilidade na organização. (...) Nada justifica um linchamento, nada", afirmou.
Segundo informações da imprensa argentina, já no primeiro tempo da partida, os torcedores do Universidad de Chile atearam fogo às arquibancadas e lançaram uma bomba em direção aos argentinos.
No intervalo, a segurança do estádio pediu para que eles se retirassem para que o jogo pudesse recomeçar, o que não foi cumprido e a partida voltou mesmo assim.
No início do segundo tempo, os argentinos invadiram a arquibancada do time chileno e agrediram os torcedores. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram homens pendurados nas grades da arquibancada e é possível ver o momento em que um deles cai.
•