Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
14/05/2024 11h00min - Geral
2 semanas atrás

Conab indica impactos das enchentes nas lavouras do RS


Imagem divulgação: Conab ► 
Fonte: Fonte Grande FM



O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma catástrofe climática que tem causado significativos impactos nas atividades agrícolas. As chuvas intensas dos últimos dias têm provocado um aumento no nível dos rios, agravando a situação já crítica das lavouras gaúchas.

Conforme o mais recente boletim de monitoramento agro-meteorológico da Conab, os principais efeitos nas principais culturas do estado são os seguintes:

Arroz: A colheita do arroz está paralisada devido às intensas chuvas, granizo, vendavais e inundações. Na Zona Sul do estado, resta cerca de 18% da área para ser colhida, enquanto na região Central, 22% ainda aguardam colheita.

Milho Primeira Safra: Parte das lavouras de milho no estado sofreu perda total em razão das enchentes. Em outras regiões, embora em menor intensidade, há registros de germinação de grãos nas espigas devido ao excesso e persistência das precipitações. A colheita está progredindo lentamente, com cerca de 14% das lavouras ainda no campo.

Soja: As fortes e constantes chuvas também impediram a colheita da soja, resultando em perdas produtivas e impactando negativamente a qualidade dos grãos. As perdas variam entre 20% e 100%, dependendo da severidade da inundação e do estágio de desenvolvimento da cultura. Para mitigar as perdas, as colheitas foram intensificadas durante os períodos sem chuvas, mesmo sob condições de alta umidade. Até o momento, a colheita avançou em pelo menos 79% das lavouras.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.