Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
13/11/2023 14h00min - Geral
7 meses atrás

Compra de alimentos é a principal causa de endividamento do brasileiro, aponta Serasa


Canva/Grande FM ► 
Fonte: Fonte Grande FM



A principal causa do endividamento dos brasileiros tem sido é a compra de mantimentos, segundo levantamento do Serasa, que analisou o perfil e comportamento dos consumidores endividados no país. No mês de outubro, o destaque foi para as contas básicas.

A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” revelou que, das dívidas contraídas por conta do cartão de crédito, 59% correspondem a gastos de alimentos em supermercados.

Em segundo lugar, a compra de produtos como roupas, calçados, eletrodomésticos, dentre outros, foi responsável por 46% dos endividamentos por cartão dos consumidores no Brasil.

Em seguida, aparecem os gastos com remédios ou tratamentos médicos (37%); compras de alimentos por delivery, como Ifood, Rappi, Uber Eats (21%); e transporte/ combustível (21%).

O levantamento mostrou também que 53% dos brasileiros endividados dizem que as contas de luz, água e gás representam a maior parcela do seu orçamento mensal.

Dos entrevistados, 83% dizem que já atrasaram o pagamento de outro tipo de obrigação financeira, porque tiveram de priorizar o pagamento de uma conta de consumo de casa.

O estudo identificou também que, para a maioria (82%) das pessoas, o valor dessas contas dentro do orçamento chega a até R$ 750 — quase a metade do salário-mínimo, que atualmente está em R$ 1.320.

Atrasos longos no pagamento de dívidas também são comuns entre boa parte dos brasileiros: 74% dos devedores de contas básicas afirmam ter uma pendência atrasada há pelo menos um ano.



•  

Grande FM
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.