3 semanas atrás
Com os CRAS, Prefeitura leva suporte à população em situação de vulnerabilidade

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) desempenham um papel fundamental no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em Dourados. O município conta com sete unidades do CRAS, localizadas nos bairros Vila Cachoeirinha, Canaã I, Jardim Água Boa, Jóquei Clube, Parque do Lago II, distrito de Vila Vargas e CRAS Indígena.
Conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o CRAS é a porta de entrada para a assistência social, ofertando serviços, programas, projetos e benefícios voltados à população mais vulnerável. Conforme a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, entre os atendimentos oferecidos está o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que inclui acolhimento individual e em grupo, oficinas com famílias, ações comunitárias, encaminhamentos e concessão de benefícios eventuais. O acesso aos serviços pode ocorrer por procura espontânea, busca ativa ou encaminhamentos.
Ao longo do ano passado os CRAS atenderam pouco mais de 44 mil pessoas que procuraram as unidades. Desse total, 19.237 famílias são cadastradas e acompanhadas semanalmente por equipes da Secretaria de Assistência Social. A população imigrante também entra na estatística e ao longo de 2024 um total de 1601 pessoas vindas de países vizinhos passaram pelos CRAS.
É durante os serviços em grupo, organizados conforme o ciclo de vida dos usuários, abrangendo crianças, adolescentes e idosos, que os profissionais dos CRAS identificam as reais necessidades da população assistida. “Com isso conseguimos conhecer melhor essas pessoas, de forma a identificar as suas habilidades, dificuldades e assim inseri-las no mercado de trabalho ou fazer o encaminhamento para demais serviços que necessitam, como planejamento familiar, atendimento à saúde, emissão de documentos”, explica a secretária.
As atividades de encontros complementam o trabalho social com famílias e ajudam a prevenir situações de risco social, bem como são oportunidades para que as equipes levem informação às famílias atendidas, com a participação de profissionais das mais diferentes áreas. Outro serviço essencial oferecido pelo CRAS é o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), uma ferramenta fundamental para o acesso a benefícios, não apenas na assistência social, mas também em áreas como habitação, educação e previdência social.
Além disso, o CRAS facilita o acesso ao Passe Livre Intermunicipal e Interestadual para idosos. De acordo com a Lei Federal nº 10.741/2003 e o Decreto Federal nº 5.934/2006, pessoas com 60 anos ou mais e renda per capita de até dois salários mínimos têm direito à carteira que permite viagens gratuitas ou com desconto dentro e fora do estado de Mato Grosso do Sul.
Com essa ampla gama de serviços, os CRAS se consolidam como um equipamento essencial para garantir direitos e promover a inclusão social da população em situação de vulnerabilidade em Dourados.
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.