2 anos atrás
Com metas sustentáveis, Fórmula 1 esbarra na logística do calendário
Categoria enfrenta impacto ambiental de viagens, mas promete resolver problema até 2030. Disputa não regionalizada gera

Temporada vai, temporada vem e a F1 segue dando voltas ao mundo. Em 2023, não será diferente - e, de bônus, a categoria terá o maior calendário de sua história, com 23 corridas confirmadas. E com um cronograma tão extenso, a logística é outro fator que pode potencializar o cansaço físico de pilotos, equipes e funcionários do esporte.
Nove dos 23 GPs estão situados na Europa, mas a disputa da F1 não é regionalizada. Entre os GPs da Espanha e da Áustria, por exemplo, há uma visita às Américas para o GP do Canadá. As idas e vindas também vão de encontro a uma meta sustentável da categoria: tornar-se carbono zero até 2030.
Vai e volta
É possível agrupar as 23 corridas de 2023 em três regiões: Américas, Europa, e Ásia-Oceania. Entretanto, o calendário não é segmentado de modo a reduzir os deslocamentos intercontinentais.
Um exemplo? Na quinta etapa da temporada, no GP de Miami, a categoria vai viajar aos Estados Unidos entre duas corridas na Europa/Ásia - o GP do Azerbaijão e o GP da Emilia-Romagna.
A nona etapa vai provocar mais uma viagem da F1 sobre o Atlântico, com o GP do Canadá entre as etapas da Espanha e da Áustria. A reta final do calendário também será marcada por longos deslocamentos: pilotos, equipes e funcionários sairão do Brasil rumo a Las Vegas e, na sequência, irão para Abu Dhabi.
O Oriente Médio, para citar outro exemplo, vai receber a primeira e a última etapas do calendário, com os GPs do Bahrein e de Abu Dhabi. A região também será casa para o GP da Arábia Saudita (segundo do ano) e o GP do Catar (18º).
E pensar no deslocamento da F1 não envolve apenas o pessoal. Existe ainda a necessidade de trabalhar com o envio dos carros e equipamentos de um circuito para o outro. Boa parte dos materiais viaja de navio em contêineres, uma alternativa mais sustentável. Mas muitos aviões de carga ainda são demandados para transportar toneladas de equipamentos, incluindo todos os carros.
Fonte: GE
•
Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.