Atração no ARS
NO AR
Tocando agora
VOCÊ CURTE
EM DOURADOS
29/06/2023 09h00min - Dourados
9 meses atrás

Com 243 mil habitantes, Dourados tem umas das maiores taxas de crescimento do país

Primeiros dados divulgados pelo IBGE mostram um aumento populacional de 24% em 12 anos

Foto reprodução: Marcos Macedo/Prefeitura de Dourados MS ► 
Fonte: Fonte Prefeitura Municipal de Dourados



O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os primeiros dados oficiais referentes ao Censo 2022. A população de Dourados teve um aumento de 47.333 habitantes desde a última coleta, feita em 2010, um crescimento de pouco mais de 24% neste período de 12 anos ou de 1,84% anual, uma das maiores taxas de crescimento do país. A população de 243.368 apontada nos dados desta quarta-feira (28), porém, é menor que a prévia divulgada em dezembro do ano passado, que apontava uma estimativa de 261.019 habitantes.

Os dados do Censo 2022 mostram que o crescimento populacional de Dourados segue constante a cada dez anos. Em 1970, a população do município era de pouco mais de 79 mil habitantes, pulando para 106.500 em 1980, quase 136 mil dez anos depois e 165 mil na virada do século. Atualmente, considerando a área do município de 4.062 km², a densidade demográfica de Dourados é de 59,91 hab/km².

Com os dados atualizados, a Prefeitura de Dourados pode planejar melhor suas políticas públicas. Segundo o assessor especial Everson Leite Cordeiro, o desenvolvimento de políticas públicas passa a ser mais efetiva. “Agora temos um dado real. Até esse momento, Dourados constava com os números de 2010, uma cidade com 196 mil habitantes. Agora, os governos Federal e Estadual precisam mandar recursos considerando esse número atual de habitantes, uma diferença de quase 50 mil pessoas”, explica.

Mais uma cidade

Segundo o Censo, Dourados teve uma taxa de crescimento anual em relação ao último levantamento de 1,84%, ou seja, a taxa geométrica de crescimento de sua população residente é de quase o dobro se comparado a do Estado de Mato Grosso do Sul, que é de 0,99% ao ano, e está entre as 20 maiores do país.

Para o prefeito Alan Guedes, o aumento demográfico mostra também a importância de Dourados na região Centro-Oeste. O município foi classificado entre os dez mais bem colocados da região no ranking elaborado pelo Programa Cidades Sustentáveis, através do IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Brasil).  

“Para se ter uma ideia, essa diferença no número de habitantes entre 2010 e 2022 é maior que quase todas as cidades de Mato Grosso do Sul. Ou seja, Dourados cresceu uma cidade média do Estado. Assim, podemos buscar mais investimentos para saúde, educação e infraestrutura, proporcionalmente a esse aumento populacional e assim aprimorar o planejamento da cidade e o desenvolvimento das políticas públicas”, afirma.

Diante do contexto apresentado e com as demais informações resultantes do recenseamento que ainda serão divulgadas, tais como o nível de escolaridade de crianças e jovens, condições de emprego e renda da população a Prefeitura de Dourados terá informações necessárias para aprimoramento de ações nas áreas de educação, saúde, segurança, assistência, habitação e geração de renda e para os investimentos necessários na infraestrutura do município.

Eleições

Segundo números do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desses mais de 261 mil habitantes de Dourados, 169.575 são eleitores, divididos em 84 locais de votação e 570 seções eleitorais. 

Esse é o motivo do município não ter ainda eleições em dois turnos para prefeito, como explica o analista judiciário Israel Lins, chefe de cartório na 18ª Zona Eleitoral de Dourados. “Segundo a Constituição Federal, para se ter um segundo turno na eleição para o Poder Executivo a regra para se ter o segundo turno, é preciso que o município tenha mais que 200 mil eleitores ou mais. Até essa data, Dourados tem quase 170 mil eleitores e, por isso, as eleições são definidas em turno único”, completa.



•  

Prefeitura Municipal de Dourados
Publicada em:

Usamos os cookies e dados de navegação visando proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.